Lindberg, uma interessante modelo de nús Sueca, protagonizou algumas películas que se encaixam no género erótico, em especial na década de 1970, quando os seus dotes "artísticos" estavam no pico. Entre o seu historial cinematográfico, um filme ganha destaque dos demais, por ter servido como fonte de inspiração para a saga Kill Bill de Quentin Tarantino. Falo do épico-chave do sub-género Violação-e-Vingança Thriller - A Cruel Picture, AKA They Call Her One Eye, AKA Hooker's Revenge, AKA Thriller - en grym film, de 1974.
Thriller - A Cruel Picture, falsamente publicitado como o primeiro filme a ser banido na Suécia, é uma obra de culto envolta em controvérsia, de tal forma que existem pelo menos 3 versões distintas: uma censurada de 104 minutos para a Europa, uma fortemente censurada para o mercado Americano de 82 minutos, e a versão sem cortes de 107 minutos. Eu, como não alinho em censuras, propus-me a ver a versão Uncut, tal e qual como o realizador a idealizou. 107 minutos. Versão Original, em Sueco... Que o meu acto de coragem fique para sempre registado!
Thriller narra a história da pequena Madeleine, uma jovem simpática, porém traumatizada por uma violação em terna idade que a deixa muda (decisão inteligente do realizador, escutei a voz de Lindberg em trailers de outros filmes e tenho a dizer que a mesma é H-O-R-R-I-V-E-L), que trabalha na leitaria do pai. Num dos seus parcos dias de folga, é abordada por um estranho anónimo (chamemos-lhe Bill) que a impressiona com o seu carro e a leva primeiro a jantar fora, depois a tomar um copo em sua casa. Claro está, Bill revela-se um monstro raptor que vicia a pobre Madeleine em heroína e a obriga a prostituir-se contra a sua vontade. Quando a jovem naturalmente se revolta contra o seu captor, Bill retira-lhe cruelmente um dos olhos.
(Fait-diver: Para a cena da profanação do globo ocular, foi utilizado um cadáver verdadeiro. Go Sweden!)
Madeleine, viciada em heroína e cega de um olho, não tem outro remédio senão aceitar o seu destino e prostituir-se. Porém, o ódio por Bill nunca para de crescer, explodindo quando a pequena descobre do que seus pais se suicidaram com o desgosto e que a sua colega de profissão fora brutalmente assassinada por um cliente. Nesta altura, Madeleine decide finalmente vingar-se e utiliza o dinheiro que colocara de parte para pagar treinos de defesa militar e artes marciais, aulas de tiro e lições de condução, de carros de Rally por alguma razão.
E daqui para a frente, temos o deleite de acompanhar a vingança de Madeleine, inicialmente contra os seus clientes, com o auxílio da sua caçadeira de canos serrados, depois com meios bem mais imaginativos contra o malvado Bill. Para que nada escape ao espectador (e para queimar fita), as execuções são todas feitas eeeeeeeeeeem suuuuuuuuuuuppppppppeeeeeeeeeeerrrrrrrr câmaaaaaaaaaaraaaaaaaaa leeeeeeeeeeennnnntaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
Thriller - A Cruel Picture, é um filme muito bem conseguido. Obviamente, está pejado de falhas. Passava-se bem sem os grandes planos nas cenas de penetração (passava-se sem as cenas de penetração, ponto final), as explosões automobilísticas são tão mal feitas como dispensáveis e as câmaras lentas nas execuções são de uma lentidão tal que dá para ir à casa de banho fazer um xixi e voltar (literalmente). Porém, são os pormenores que enriquecem o filme. A pala utilizada por Christina Lindberg passa de cor de rosa nas cenas de prostituição a vermelha na cena de fúria a negra nas cenas de vingança, um toque muito imaginativo. As maldades que Bill e seus clientes fazem não só à actriz principal como à sua colega de profissão e aos pais da pobre coitada são tão graves que é impossível deixar de sentir satisfação quando Madeleine se vinga e a actriz fala pelos cotovelos sem precisar de abrir a boca, só com a sua expressão facial. Thriller - A Cruel Picture, não acusa nem os anos que traz nem a sua duração, e constitui um dos melhores filmes de culto que analisei ao longo destes quase 5 anos de Contraculturalmente.
Parece-me bonito! Palavra! Fiquei com vontade de o visionar! Onde é que eu o arranjo?
ResponderEliminarEu passo-te isto um dia destes ;)
ResponderEliminarÉ isso! Bem jogado!
ResponderEliminaronde posso conseguir a versão original,
ResponderEliminarem sueco e e de 107 min?
torrents =)
ResponderEliminar