Jogar CHU é das experiências mais básicas de jogabilidade. Os Aliens dão o mote, e nós temos de repetir os seus passos de dança dentro do ritmo. Se eles dançarem para a esquerda-direita-esquerda, nós temos que dançara para a esquerda-direita-esquerda. E se, a meio do jogo, surgir a oportunidade de disparar contra os aliens ou salvar os reféns, Ulala verbaliza o seu acto (esquerda-direita-esquerda-direita-CHU-CHU-CHU!). Lembram-se de jogar ao "Rei Manda" quando eram garotos? É igual, mas a dançar. Muito simples, visualmente apelativo, extremamente viciante!
CHU não era um jogo muito original. Antes dele existiu o muy bem sucedido PaRappa the Rapper, e depois dele veio o também feliz Samba de Amigo, que introduziu as maracas como periférico. Hoje em dia, jogos como CHU podem ser jogados na Internet e nos telemóveis, e tanto Guitar Hero como Dance Hero são formatos sofisticados do mesmo. Mor estes factores, e por muito colorido, simples e divertido que Space Channel 5 fosse (e era!), o que ainda hoje faz com que seja e que impede que este jogo caia no esquecimento é a sua genial banda sonora.
A banda de sonora de Space Channel 5 é uma bomba Funk/Acid Jazz/Brita! Construída à volta do tema Mexican Flyer de Ken Woodman & His Picadilly Brass, remete imediatamente para o estilo Retro-Futurista dos anos 60 (patente nos filmes do Austin Powers e, claro está, atribuindo essa estética ao jogo). Elaborada por gente Nipónica cujos nomes desconheço, a música do CHU é groovy, com um ritmo tresloucado, e dá vontade de abanar a anca, mesmo sem Aliens à volta para nos atrapalhar o ritmo. Possui alguns diálogos do jogo pelo meio, em Japonês, mas tirando esse pormenor, não existe aqui faixa fraca. A omnipresente Mexican Flyer é excelente, existindo até uma versão interessantíssima a capella.
O jogo poderá estar perdido para quase todos (ninguém tem Dreamcast hoje em dia e a sequela, que chegou a sair para Playstation 2, há muito que se encontra esgotada), mas a banda sonora continua poderosíssima e sobrevive a Space Channel 5! E eu até poderia dizer onde a poderiam descarregar *coff**Feicibuki**coff* mas não o vou fazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário