28.11.05

Sortido: Alquimia

Para as pessoas que compram regularmente o Blitz, conhecem certamente a banda desenhada Superfuzz. Nesta página semanal, existe um senhor chamado Paiva, proprietário de uma loja de discos pequena e acolhedora. O Paiva, um saudosista do vinil, é uma personagem simpática que impinge os seus discos preferidos aos seus clientes e afugenta os putos da moda com poderosas descargas de Dark Metal ou algo do género. Pois bem, tudo isto para dizer que conheço o Paiva pessoalmente. Só que o “Paiva” chama-se Carlos Matos e a “Superfuzz” na realidade possui o nome de Alquimia.



A Alquimia é uma pequena loja de discos e acessórios localizada no piso mais baixo do Centro Comercial D. Diniz, em Leiria. Especializada em sons Dark dos mais variados tamanhos e feitios, aqui encontra-se também um pouco de tudo o que é considerado alternativo, ou, se preferirem, “fora do Mainstream”, para além de roupas, pins, DVD, merchandising variado e fanzines de distribuição gratuita.

Quando residia em Leiria, visitava este espaço regularmente, não só para receber o meu exemplar grátis da Mondo Bizarre, mas também para trocar dois dedos de conversa com o proprietário sobre temas musicais do nosso agrado/desagrado. Era sempre um prazer ficar uma horinha a ouvir música nova na companhia de Carlos Matos, e foi neste espaço que me foi dado a conhecer alguns dos albuns que apresento aqui neste espaço, nomeadamente Estradasphere e a música de culto deste mês, Lovage. De referir também que este foi o único estabelecimento onde vi à venda From a Basement on a Hill, o album-póstumo de Elliott Smith.

Assim sendo, recomendo vivamente aos habitantes de Leiria e arredores a visita à Alquimia, bem como o programa de rádio de Carlos Matos (Unidade 304, na Central FM) e o Festival FADE IN, organizado pela “família Alquimia”... Um grande abraço a toda a gente que partilha comigo aquele espaço!

5 comentários:

  1. Justa e merecida homenagem a um espaço... DE CULTO!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu deixei de compraro Blitz mas venho aqui todos os dias.

    Fiquei a ganhar, só tenho saudades das mensagens. Bons tempos

    ResponderEliminar
  3. O que eu aprendo aqui. Não fazia puto de ideia onde era apesar de já ter ouvido falar. E o Fade-In começa quando?

    ResponderEliminar
  4. O Fade In tem duas fases, que ocorrem em periodos de tempo distintos. Não consigo dizer ao certo quando ocorrem essas fases, mas sei que o concerto de encerramento será dia 10 com o QNTAL. Normalmente os concertos são nos orfeões (no velho ou no novo).

    Mais informações em www.fadeinfestival.com, ou mesmo na Alquimia. Se soubesses a quantidade de boa música que passa despercebida por Leiria...

    ResponderEliminar
  5. Acho que tou a ficar agora com uma pequena ideia. Tenho de tomar mais atenção e ja agora conto ctg para me pores a par de situações...

    ResponderEliminar