8.2.06

Banda Desenhada: Lenore The Cute Little Dead Girl

Como havia sido prometido há muitos meses atrás, hoje a secção BD de Culto debruça-se sobre as aventuras de Lenore, The Cute Little Dead Girl.



Lenore é uma personagem do grande Roman Dirge, inspirada no poema com o mesmo nome de Edgar Allan Poe. A estória principal centra-se numa menina que aparenta não ter mais de 8 anos, loura, pequenina e simpática. O seu único problema reside na condição clínica de que padece (está morta). Fascinada por gatos, Lenore passa a vida (morte) a matar e mutilar todos os que se atravessam no seu caminho, ainda que inocentemente, pois uma menina morta não consegue distinguir muito bem a fronteira entre o bem e o mal...

Num estilo muito próprio, Roman Dirge destrói o imaginário infantil de forma imaginativa e persistente. O coelho da Páscoa, os gnomos da floresta, as lengalengas infantis, tudo é deliciosamente pervertido em Lenore, the Cute Little Dead Girl. Humor negro do melhor que se pode encontrar em BD, ilustrado a preto e branco como não poderia deixar de ser.

De momento existem duas compilações de histórias de Lenore (Trade-Paper Backs, em "Americano"). O primeiro TPB intitula-se Noogies e compila os números 1 até ao 4. O segundo chama-se Wedgies e vai do número 5 até ao 8. Entretanto está para sair um 3º TPB. Para obter algum destes livros, recomendo como já vai sendo habitual a Shop Suey Comics (e eles não me pagam nada por isso...). Se ainda assim a minha prosa não vos deixou convencidos, deixo-vos com este site, onde poderão assistir a episódios animados em Flash, directamente inspirados nas primeiras aventuras de Lenore.

3 comentários:

  1. Vai-se a ver e foi aí que o Tim Burton se inspirou para o "Corpse Bride". Acho os desenhos parecidos

    ResponderEliminar
  2. Na verdade, Trilby, o Tim Burton e o Roman Dirge são amigos de longa data e partilham o mesmo gosto por contos de fadas com sabor amargo. E o Tim Burton volta e meia edita livros de contos infantis misturados com banda desenhada. Um dos mais conhecidos é "A espectacular morte do Rapaz Ostra". Um dia destes faço a crítica... Isto é, se tiver tempo!

    ResponderEliminar
  3. See! on yon drear and rigid bier low lies thy love, Lenore!
    Come! let the burial rite be read–the funeral song be sung!-
    An anthem for the queenliest dead that ever died so young-
    A dirge for her the doubly dead in that she died so young.


    Excelente blog...
    Voltarei, com frequência...

    ResponderEliminar