14.9.05

Discos: dEUS - In a Bar Under the Sea & My Sister = My Clock

dEUS existe e vive na Bélgica!



Liderados por Tom Barman, os dEUS são uma força criativa que surgiu na Bélgica a meio da década de 90. O ecletismo e estranhesa das suas composições granjeou-lhes algum sucesso na Europa, contando com um culto considerável à sua volta na França e em Portugal, tendo já visitado o nosso país pelo menos uma dezena de vezes. Após uma pausa de 5 anos, depois de Barman se aventurar pela realização e da debandada geral de todos os membros desta banda, o novo album Pocket Revolution chegou às lojas este ano, e, apesar de manifestamente inferior, é um bom disco de Rock.

Os dEUS são conhecidos pela sua sensibilidade Pop misturada com momentos de introspecção e aquilo que eu gosto de chamar de “caos ordenado”, com todos os instrumentos a tocar para seu lado, mas compondo uma sinfonia perfeita. Gostaria de sugerir duas obras distintas deste grupo:

dEUS para nÃO cRENTES



O fantástico segundo album In A Bar, Under The Sea, de 1996. O album indispensável para todos os que se assumem seguidores de dEUS e o mais inspirado até à data. Pop, Noise-Rock, algum Punk e Disco Sound (?) compõem o trabalho. As faixas deslizam umas a seguir às outras, enquadrando-se e completando-se naturalmente. A jovialidade de Fell Off The Floor, Man pode parecer distante da sussurrada Serpentine, mas no conjunto, estas canções foram feitas para viverem juntas no mesmo cd. Todas elas. Destaque para a magnífica Roses. Uma composição esquizofrénica, que começa calmamente, nem se dando pelos instrumentos à medida que vão entrando e nos vão envolvendo completamente até nos darmos conta de estarmos a ser alvos de um ataque sonoro por todos os lados. O final deixa-nos à espera de mais. Há quem não goste. Sinceramente, não quero saber...

dEUS para cRENTES



O estranhíssimo EP My Sister is My Clock, de 1995. Originalmente pensado como um EP de 4 faixas, My Sister is My Clock acabou por tornar-se num mini-album de 13 canções misturadas umas com as outras, inseridas na mesma faixa de 20 e poucos minutos. Todos os membros dos dEUS criaram as faixas individualmente, juntando-as depois num cocktail agri-doce que pode cair mal a quem nunca ouviu falar nesta banda. Ruído, violinos, poesia em Croata, sininhos, distorção e muitas outras experiências neste workshop sonoro.. Só para fãs Hard-Core de dEUS. Destaque para Middlewave, Void e a magnífica Little Ghost, interpretada pelo membro fundador entretanto dissidente Stef Camil Carlens, o preferido das pitas, que entretanto se dedicou a tempo inteiro ao seu projecto Zita Swoon.

Com o regresso desta banda às lides discográficas, os albuns (quatro mais um EP) deverão estar disponíveis na maior parte das lojas. Se não conhecem, comprem sem ouvir primeiro! Vão odiar! E depois, vão começar a gostar um bocadinho... Mais um tempo e já gostam de uma faixa ou duas... Garanto que à quarta audição estão agarrados a dEUS! A religião é o ópio do povo, já dizia um certo senhor de barbas...

8 comentários:

  1. Que posso dizer...
    #1 !! É a minha banda preferida.
    Crente? Fanático.

    Excelente separação das sonoridades Carca. Quem ouvir a primeira vez My sister is My clock.... bom, aguentem-se! Mas que é bom.. É!

    ResponderEliminar
  2. Ainda não ouvi o album com atenção, mas o bilhete para a Aula Magna já cá mora! Há uns tempos ouvi uma entrevista do Barman na Ant3na em que ele pediu desculpa pelo concerto do Sudoeste e disse que estes iam ser melhores; também falou no regresso de alguns membros que tinham saído da banda, mas não me lembro se o Stef Camil (aparte: tem um bom nome para cantor pimba! é melhor que Nel Monteiro) foi um deles.
    Ah, não sei se é importante referir que gosto de dEUS...

    ResponderEliminar
  3. 4 e 5 de Dezembro. 6 no Porto, na Casa da Música

    ResponderEliminar
  4. e eu vou estar na Aula Magna tb. W. guarda religiosamente esses bilhetes por favor... :D

    ResponderEliminar
  5. estava indeciso entre ir ao Porto ou Lisboa. Assim, vamos em excursão... em que dia vamos?

    ResponderEliminar
  6. Se é para ir em excursão, também vou! 4 ou 5 de Dezembro, tanto faz. Temos é de combinar isso tudo muito bem combinadinho... Os bilhetes estão à venda nos multibancos e nas Fnacs ou tem-se mesmo de ir a Lisboa? É que de Faro até Lx ainda é um esticão...

    ResponderEliminar
  7. Eu já comprei para ir dia 4. Estão à venda na ticketline, no multibanco e nas fnacs não sei...

    ResponderEliminar