27.1.06

Séries: Mistery Science Theater 3000

Mistery Science Theater 3000 foi um original programa de televisão que passou nos Estados Unidos entre 1988 e 1999, atingindo um culto gigantesco no seu país de origem, apesar de infelizmente não ter conseguido atingir sucesso nos poucos países por onde passou.

O programa consistia num homem preso numa nave espacial, tendo como única companhia uma trupe de robôs que ele próprio construíra. O motivo pelo qual este homem havia sido encarcerado era simples: Um par de cientistas obrigavam-no a visionar filmes de série B particularmente maus, com o intuito de encontrar o pior filme do mundo, capaz de levar uma pessoa à loucura, e com esse mesmo filme lançar um ataque no planeta Terra e escravizar a raça humana. O jovem prisioneiro servia, assim, de cobaia.

Assim sendo, neste programa essencialmente o telespectador tem a oportunidade de ver verdadeiros filmes de série B num ambiente próximo de uma sala de cinema. No canto inferior direito, o prisioneiro e dois dos seus robôs acompanham e comentam o filme à medida que a acção se desenrola, transformando aquilo que seria uma verdadeira tortura em momentos puramente hilariantes. Basicamente, o mesmo que acontece quando um grupo de amigos se junta para o visionamento de um destes filmes...



Três pessoas no escuro a ver filmes horríveis, por incrível que pareça, durou 11 anos, deu origem a um total de 198 episódios e um filme, e ainda hoje é tido como referência por todos os amantes de filmes de série B, funcionando como um autêntico "guia do filme mau". Tudo isto atesta a qualidade de MST3K. É uma pena que nenhum dos canais da nossa televisão por cabo ainda não se tenha lembrado de passar esta série em Portugal. Enquanto isso não acontece, podem ir encomendando os DVD a partir da Amazon, mas não sem antes sacarem alguns episódios da internet. Sugiro particularmente os episódios Space Mutiny e Manos, The Hands of Fate (sendo este último um filme intragável e das coisas mais chatas que já tive oportunidade de ver, mas que se torna incrivelmente divertido após o "tratamento" MST3K).

2 comentários: