24.10.08

Discos: Los Campesinos! - Hold On Now Youngster & We Are Beautiful, We Are Doomed

"We're undeveloped, we're ignorant, we're stupid, but we're happy..." - Los Campesinos! - You! Me! Dancing!


Dá-me um gozo tremendo descobrir bandas como os Los Campesinos! desde a sua génese até aos dias de hoje, em que editam o seu segundo disco! São as maravilhas da internet, ferramenta que nos permite acompanhar grupos como este, como se se tivessem juntado na minha garagem e não no País de Gales...

Os Los Campesinos! ("os los" não fica bonito, mas escrevo em Português e não em Castelhano, portanto...) são um grupo de moçoilos e moçoilas apaixonados pelo chamado Twee Pop e pelo Punk Hardcore (comprove-se na edição do single The International Tweexcore Underground, onde fazem versões de Heavenly e Black Flag), que adoram gritar e colocar distorção nas suas guitarras ao mesmo tempo que adoçicam as suas composições com violinos e xilofones. Toda esta mistura deixa uma sensação de que algo não está bem, como misturar azeite e água ou rojões à transmontana com caldeirada de cherne... Estranhamente, funciona pela originalidade.

Depois de um disco pirata, um EP e vários singles, no início desde ano foi editado o primeiro album do colectivo, Hold On Now, Youngster.



Hold On Now, Youngster reune a nata dos EPs editados anteriormente e junta-os a um punhado de novas composições igualmente vigorosas. Com um cuidado a nível lírico de qualidade superior para um grupo em que a média de idades anda pelos 20 anos, e títulos bem humorados como This Is How You Spell "HAHAHA, We Destroyed the Hopes and Dreams of a Generation of Faux-Romantics" e Broken Heartbeats Sound Like Breakbeats, os LC! colocam o pé no acelerador, só abrandando o ritmo quase insano na faixa escondida 2007: The Year Punk Broke (My Heart). Músicas curtinhas e orelhudas, apesar da convulsão musical.

A este disco junta-se agora um segundo, editado no final deste mês (e por isso mesmo ainda não o ouvi nem o saquei ilegalmente da internet... coff,coff...) , de seu nome We Are Beautiful, We Are Doomed.



Menos imediato que o seu antecessor, We Are Beautiful, We Are Doomed é ainda assim um disco bem disposto. A interacção rapaz-rapariga das vocalizações chega para colocar um sorriso no rosto e é o antídoto perfeito para estes dias cinzentos. Destaque para Ways to Make It Through the Wall e The End of the Asterisk. Gravado em 11 dias, esta edição que dificilmente chegará ao nosso país vem numa caixa feita à medida, juntamente com um DVD caseiro, um poster e uma fanzine de 32 páginas, prova viva da dedicação dos LC! ao DIY.

Site: http://www.loscampesinos.com/

MP3: My Year in Lists
MP3: The End of the Asterisk
MP3: How I Taught Myself to Scream (faixa inédita oferecida aos membros da mailing list dos Los Campesinos!)

Sem comentários:

Enviar um comentário