29.5.09

Livros: Contra a Felicidade

"Não há alegria sem mágoa, o sol cheio de vida não existe sem a lua cravada de cicatrizes" Eric G. Wilson



A felicidade. A felicidade! A felicidade... O que é ser-se feliz? A felicidade é encontrar um ponto estável num mundo em constante mutação. Um contrasenso. A felicidade genuína não existe! Ou existirá, porventura, mas momentaneamente. Um sorriso pode fazer um momento melhor, mas não um mundo melhor. Porque enquanto o homem não saber aceitar que a melancolia faz parte do seu âmago, e que é uma emoção que não deve ser abafada mas sim libertada, nunca seremos verdadeiramente pessoas felizes.

Citação:

"Tentar ser sempre feliz é, necessariamente, reprimir a tristeza inevitável. Entoando com persistência: «Eu estou bem», «eu estou bem», eles empurram a melancolia para o fundo. Aí, no inconsciente, os sentimentos sombrios vão apodrecendo. Claro que não permanecerão para sempre nas profundezas, regressando sempre sob formas monstruosas - em comportamentos neuróticos como a constante lavagem ou limpeza das mãos, em pesadelos perversos e devaneios indecorosos."

E é este o tema central deste livro, oportunamente intitulado Contra a Felicidade com o sub-título Em Defesa da Melancolia, de Eric G. Wilson. Um livro que, apesar por pecar por se dirigir imensas vezes à realidade Norte-Americana, de onde provém o autor, defende o estado melancólico como algo natural e até essencial para a plenitude da condição humana. E, através de exemplos práticos, demonstra como um estado de melancolia potencia um surto enorme de criatividade nas pessoas, da estranha vitalidade que alguém sente quando finalmente deixa de lutar contra a tristeza que o vai minando. Não é à toa que o melhor disco dos Smashing Pumpkins se chame Mellon Collie & The Infinite Sadness, nem que Moby Dick esteja impregnado de melancolia até à medula óssea da grande baleia branca. É da melancolia que nasce a vida, é preciso aceitá-la como parte de nós, é preciso não recalcar as emoções, amar as pessoas que amamos, chorar pelas pessoas que perdemos, perdoar as pessoas que nos desiludem, procurar que as pessoas que desiludimos nos perdoem. Viver sem fantasmas. Porque não existe nada de errado em nos sentirmos melancólicos. Um livro de auto-ajuda diferente dos outros, que nos leva a aceitar a nossa natureza, através de uma emoção conotada como "negativa". Eu, que na vida pessoal sou uma pessoa divertida e até algo energética, aprendi a aceitar e abraçar a melancolia como uma parte muito importante do meu ser. Recomendável, até para quem se acha feliz.



Confidência: não é à toa que às vezes escrevo o conteúdo mensal do meu blog num dia, aproveito os dias que estou na merda e canalizo a energia para o meu blog. Não que o Contra seja grande coisa, mas a ideia que quero passar é que, quando se sentirem em baixo, canalizei as emoções para algo que vos dê prazer fazer. Irá confortá-los com uma felicidadezinha...

Sem comentários:

Enviar um comentário