15.9.09

5 momentos de dança coreografada em telediscos

Os Black Eyed Peas fizeram recentemente sensação na cerimónia de abertura da nova temporada da Oprah, com um concerto "espontâneo" no qual o público que se juntou "espontaneamente" para assistir iniciou "espontaneamente" uma coreografia mesmo mesmo mesmo "espontânea". E diz quem viu com atenção que ficou muito giro. Eu também vi, mas decidi passar "espontaneamente" à frente.

Admitindo que mesmo com dois pés esquerdos aprecio visionar momentos de dança sincronizada, apresento hoje uma lista dos meus cinco momentos preferidos de dança em telediscos, por ordem cronológica. Igual ao vídeo dos Black Eyed Peas, mas com música decente por trás. Esta postagem é dedicada a Patrick Swayze, falecido ontem vítima de cancro e actor principal do filme preferido de 97% de todas a mulheres que tenham enchido os pulmões de oxigénio durante a década de 1980.

Björk - It's Oh So Quiet (1995)

Momento luminoso na carreira de Björk Guðmundsdóttir, It's Oh So Quiet é uma orgia de dança coreografada, que valeu à filha mais internacional da Islândia o maior êxito da sua carreira. Mas o que a maior parte das pessoas não sabe é que a música na verdade se chama "Blow a Fuse" e é um original da revisteira Betty Hutton. Para a história fica o bailado com uma caixa de correio e o tempo da dança a acompanhar as variações de ritmo da canção, num brilhante trabalho de realização de Spike Jonze.




Fatboy Slim - Praise You (1999)

Praise You, AKA o vídeo dos Tontinhos a Dançar, foi também realizado por Spike Jonze AKA Richard Koufey, AKA o tontinho principal do grupo. Neste vídeo, o grupo de dança contemporânea ficcional Torrance Community Dance Group improvisa espontaneamente (desta vez sem ironia) um palco em frente a um cinema perante um público incauto e chocado. O vídeo tornou-se conhecido por todos dançarem extremamente mal (com especial destaque para Jonze), mas com garra. Ali está um grupo de pessoas a divertir-se verdadeiramente! Praise You limpou com 3 prémios MTV, incluindo Melhor Coreografia.




Fiona Apple - Paper Bag (2000)

Realizado por Paul Thomas Anderson, o senhor do Magnolia, Paper Bag faz parte de um dos melhores albuns sobre corações dilacerados de sempre (que já tem dez anos e que analisei em 2006, aqui). Neste teledisco, Fiona dança airosamente ao som das suas desilusões amorosas com um talentoso grupo de crianças, praticamente todas mais altas que a artista. Destaque para o menear de ombros mais sexy deste post, possuidor da faculdade de derreter Icebergs. Video nomeado para um Grammy.




Belle and Sebastian - Funny Little Frog (2006)

O vídeo de Funny Little Frog é um momento de dança mais amoroso destas cinco propostas, traduzindo perfeitamente o enquadramento musical para imagens. Stuart Murdoch e a sua parceira fazem aquilo à qual eu chamo "dança-tesão", onde ambos gravitam magneticamente sobre si mesmos e não conseguem descolar-se um do outro. A cama não é nada despropositada do cenário. O amor é lindo!




Feist - 1234 (2007)

A melhor coreografia num teledisco de que tenho conhecimento. Nomeado para Grammy na categoria de melhor vídeo. 1234 trouxe a Leslie Feist o reconhecimento que lhe vinha a faltar desde o tempo dos Broken Social Scene e do meu primeiro embate com a sua voz quando irrompe de repente em The Build Up, dos Kings of Convenience. E a grandeza de 1234 resume-se a duas simples palavras...



Um take!

3 comentários:

  1. Não estando minimamente relacionado com dança ou videoclips, deixo aqui um link para um myspace: Diabo Na Cruz. Não sei se os meus caros amigos conhecem, mas acho que vai provocar reacções. Boas ou más, mas acho que pode provocar reacções!

    ResponderEliminar
  2. lindo o da feist! nao conhecia! Obrigado carlitos!

    ResponderEliminar
  3. Fogo oh Carca nunca mais te mando um "Stumble"... :(

    ResponderEliminar