16.7.05

Sortido: Berlenga

Existem pessoas que têm como destino de férias ideal uma semana na República Dominicana com tudo incluido, ficando 7 dias fechados num hotel com praia privada, ignorando que fora dos muros da unidade hoteleira as pessoas assassinam-se umas às outras por dá cá aquela palha.

Outras pessoas há que preferem os parques de campismo nacionais, seja a esterqueira de um avançado na Costa da Caparica, seja uma tenda montada na Praia da Galé.

Para mim, o meu destino de férias ideal é apenas e só a Ilha da Berlenga, alvo de veneração bairista por parte de muitos dos meus conterrâneos...



Situada a cerca de 10, 11 quilómetros de Peniche, o arquipélago da Berlenga é formado pelos Farilhões, pelas Estelas, Forcadas e pela Ilha da Berlenga. Durante todo o ano esta reserva natural encontra-se fechada ao público, mas na época balnear, as portas do seu parque de campismo abrem-se para quem quizer conhecer esta pérola perdida no Atlântico.

Tudo nesta ilha me traz excelentes recordações: A atribulada viagem de barco, com mais de metade das pessoas a largar engodo para os peixinhos do mar, os garrafões colocados estratégicamente ao sol para no final do dia termos água quente para nos banharmos, os longos passeios à volta da ilha, as visitas guiadas às grutas, os escaldões, as cervejas no bar quando a praia está à pinha, as sardinhadas oferecidas pelos pescadores, as bebedeiras e guitarradas até às 4, 5, 6 da manhã, adormecer com o cantar das pardelas, acordar com o grasnar das gaivotas, entre outros inúmeros pormenores demasiado pitorescos para serem lembrados aqui...


Este ano, compromissos profissionais impedem-me de visitar o meu destino ideal de férias. Porém, para os interessados, podem reservar lugar no parque de campismo no Posto de Turismo de Peniche, ou na sede da Reserva Natural da Berlenga. Procurem os números de telefone nas Páginas Amarelas. Duvido que ainda haja espaço nos próximos 15 dias, mas ainda ssim, não custa tentar. Até Setembro ainda vão a tempo.

5 comentários:

  1. vou ganhar o Euromilhões, compro a Berlenga, levo pra lá os amigos, meto umas câmaras e temos um misto de survivor, big brother, ilha das calamidades, um reality como nunca outro!!!!

    ResponderEliminar
  2. Ja te tinha dito que este ano tenho lá uma casa???? Uma semana?
    Se não te tinha dito, digo-te agora. Este ano é que vai ser, sem preocupaçoes de montar tendas, cagadelas de gaivotas, mau tempo (na eventualidade de) etc. Vai ser uma semaninha de sonho.
    É pena tares a trabalhar...
    Hasta.

    ResponderEliminar
  3. Já agora, se tiveres umas fotos catitas da berlenga por aí envia-me para o mail sff.
    Mercis.

    ResponderEliminar
  4. El turk0, e vais povoar a ilha de gajas boas? É que eu compro já o meu lugar cativo!

    E já agora, uma pequena adenda: saquei Estradasphere, aquilo é muito catita!

    ResponderEliminar
  5. Ah a bela berlenga! tenho de lá voltar um dia...

    ResponderEliminar