8.3.06

Banda Desenhada: O Macaco Tozé

O Macaco Tozé retrata a vida de um ser residente numa grande cidade do norte de um Portugal entregue aos símios, envolto numa atmosfera cinzenta própria de uma vida banal e sem futuro.



Editado pela MMMNNNRRRG e escrito por Janus, o Macaco Tozé mostra a bela e apaixonante decadência de um bairro típico de grande cidade, tão provinciano como uma qualquer aldeia perdida nas montanhas. Apresentando uma estética bem próxima da curta metragem, as short-stories giram todas à volta de sexo, álcool e violência. O macaco Tozé vai às putas, embebeda-se e briga com os taberneiros, é várias vezes preso e espancado pela polícia, arranja um emprego como carregador de estrume, e é um infeliz acomodado à sua infelicidade. O tom é mal-humorado e desconfortável. A ideia seria, parece-me, levar o leitor à gargalhada, mas na verdade, O Macaco Tozé perturba-me profundamente, e revejo neste livro um Portugal que tarda em sair da sua Portugalidade. Um soco no estômago que nos estampa um sorriso nervoso no rosto.

A arte contribui para o aspecto sujo e infecto, elevando a qualidade desta obra. BD Nacional, ao nível das melhores que lá por fora se fazem, transpirando a essência do nosso país por em todas as páginas. Descubram-no e descubram-se nas lojas da especialidade.



Uma short story do Macaco Tozé disponível aqui

2 comentários:

  1. já li, reli, e ofereço aos amigos e + aos inimigos

    vi uma exposição das pranchas deste autor no Bairro alto, em Lisboa, a semana passada
    acho que fica até ao final de Agosto, muito bom...

    ResponderEliminar
  2. já li este livro á uns bons 5 anos... depois ofereci-o a um mano!! :| vou ver se ele mo empresta de volta para matar saudades :p

    ResponderEliminar