14.1.07

Filmes: Coffee and Cigarrettes

Roberto Benigni e Steven Wright encontram-se para tomar café e conversar um pouco, mas não se conseguem entender. Às tantas, Steven despede-se, dizendo que tem de ir ao dentista. Roberto, num acto de boa-fé, oferece-se para ir por ele, já que tem algum tempo livre.

Joie Lee e Cinqué Lee encontram-se para tomar café e discutir sobre o quão diferentes são um do outro, apesar de serem gémeos. O empregado, Steve Buscemi, ao reparar no grau de parentesco dos seus clientes, não consegue conter-se e desata a disparatar sobre a teoria de que o irmão gémeo de Elvis não morrera à nascença como se pensa, mas terá substituído o Rei quando este decide acabar a sua carreira. Só assim se justificam as roupas horríveis, a obesidade e o período Las Vegas de Elvis Presley.

Iggy Pop encontra-se com Tom Waits para tomar café, e decidem fumar uns cigarros para celebrarem as suas respectivas longas abstinências de nicotina. Iggy Pop é um fã deslumbrado de Tom Waits, Tom Waits é arrogante e agressivo para com Iggy Pop.

GZA e RZA dos Wu Tang-Clan encontram-se para tomar chá e conversar sobre os malefícios do café e os benefícios das medicinas alternativas. O empregado do bar é Bill Murray, que resolve trabalhar no local para satisfazer os seus vícios de café e cigarros. Como solução para acabar com o seu catarro, os rappers incitam Murray a beber uma solução de água da torneira com água destilada.



Estes são apenas alguns dos momentos mais bem conseguidos de Coffe and Cigarettes, uma colecção de 11 curtas-metragens em torno do acto social de beber café e fumar cigarros. Este projecto que Jim Jarmush desenvolveu entre 1989 e 2003 está cheio de excelentes momentos de humor, estranheza, melancolia e conversa despretensiosa, num misto de diálogos ensaiados e improvisados, e de silêncios desconfortantes. Alguns segmentos são bem melhores que outros, mas com toda a certeza este filme representa um retrato coeso de um acto que para nós é considerado banal e corriqueiro. Os vícios do ser humano acompanhados pela necessidade de socializar e trocar experiências. Se estão a tentar deixar a nicotina e/ou a cafeína, afastem-se de Coffee and Cigarettes. Caso contrário, abracem-no.



Trailer:

4 comentários:

  1. Quando o vi fiquei com a ideia de que o Jim é um niilista convicto. Depois andei à procura de informações sobre ele e a sua obra e parece que tinha razão.
    Apreciei o filme, embora eu seja mais de café do que de cigarros.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por me lembrar que ainda não vi este filme.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela dica, já estou baixando ele!
    Mas então, vim aqui pra te pedir um favor. Meu blog está participando de um concurso de blogs promovido pela Coca-Cola. Meu blog está em terceiro na categoria "Música" e preciso do seu voto para alcançar o primeiro lugar! Para votar é só clicar no link em vermelho no lado direito da página, vai abrir uma pop-up, você deve confirmar seu voto na caixa de confirmação com letras maiúsculas. É fácil e rápido! Abraços e parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  4. Então mas o que é que se passa aqui???

    estamos na ronha?
    estamos com frio nos dedos?

    mas que se passa????

    Queremos mais e mais e mais....

    não se aguenta tanto tempo sem os teus belissimos textos e sujestões

    PORRA!!!!

    :)

    ResponderEliminar