7.5.09

5 hinos do Hip-Hop Old-School

O Hip Hop para mim deixou de interessar quando as guerras entre as costas dos Estados Unidos e o Gangsta Rap ganharam mais importância e visibilidade do que lhes era devida, diluindo os princípios originais do movimento, a integração social e racial dos bairros mais carenciados através da música e expressão plástica. Do Gangsta Rap à obsessão pelo Bling-Bling e punani foi um passo. O Hip hop mainstream consiste em vender ostentação, o Hip Hop underground versa sobre abater alguém a tiro para ter dinheiro para comer. Pelo meio, perdeu-se o factor diversão. Os Black Eyed Peas, antes de venderem a alma, diziam "Every rapper's talkin bout killin somebody but they ain't hip-hop to me, everybody's talkin bout, high profilin but it ain't hip-hop to me". Por todas estas razões, e porque o Hip Hop faz este ano 30 primaveras, aqui ficam cinco vídeos do Youtube contendo aquelas que considero as músicas mais boa onda do Hip hop Old School. Algumas destas músicas são hoje em dia vistas como uma anedota entre os "puristas", mas o seu poder de divertir é inegável.

Kris Kross - Jump

Dois putcharilas que assentaram a carreira na habilidade de vestir a roupa de trás para a frente. O seu único sucesso, Jump, é no entanto extremamente cativante.


House of Pain - Jump Around

Pack it up, pack it in
let me begin
i came to win
battle me that's a sin
i won't tear the sack up
punk you'd better back up
try and play the role and the whole crew will act up
get up, stand up, come on!
come on, throw your hands up
if you've got the feeling jump across the ceiling
muggs is a funk fest, someone's talking junk
yo, i'll bust em in the eye
and then i'll take the punks home

... e a carreira de Everlast poderia tão bem ter ficado por aqui...



Dj Jazzy Jeff & The Fresh Prince - Boom Shake The Room

O Will Smith nasceu para entreter, mas a sua carreira musical nunca teria disparado sem a presença de Jazzy Jeff. As suas batidas são infecciosas. Um rebuçado para quem se lembrar desta música.



The Sugarhill Gang - Rapper's Delight

Esta foi a canção que iniciou tudo isto. Funk + Rap, jogos de luzes e meninas brancas dançando à beira da piscina. A versão original da música ultrapassava os 15 minutos de duração. Rapper's Delight tem 30 anos, e está certamente datada, mas continua dançável como sempre.



Naughty By Nature - O.P.P.

You down with O.P.P.?



Yeah, you know me...

2 comentários: