18.6.10

Filmes: The Yes Men Fix The World

Em 1984, na cidade Indiana de Bhopal, ocorreu um terrível acidente numa fábrica de pesticidas pertencente à Union Carbide India Limited, subsidiária da companhia Americana Union Carbide Corporation, por sua vez subsidiária da gigante empresarial Dow Chemical Corporation. Uma fuga de gaz e tóxinas levou a que 15000 pessoas tivessem falecido e muitos mais ficassem com sequelas para a vida. Vinte e seis anos depois, toneladas de toxinas continuam a poluir o ar e as águas da região, prejudicando a saúde pública e hipotecando o futuro de milhares. As compensações dadas às vítimas foram mínimas.

No vigésimo aniversário do desastre, numa entrevista à BBC seguida por 30 milhões de pessoas, a Dow Chemical Corporation, representada por Jude Finisterra, prometeu não só limpar finalmente a área do derrame mas também compensar os lesados injectando 12 mil milhões de dólares na região.

Um único senão: Jude Finisterra era um impostor, uma personagem criada pelo activista político Andy Bichlbaum. Em 23 minutos, as acções da Dow desceram 4,2%, levando que a empresa perdesse 2 mil milhões de Dólares. Mais, Bichlbaum, mesmo não sendo um legítimo representante da empresa, apresentou uma solução plausível para o problema. Mais, Bichlbaum devolveu as atenções do Mundo para esta questão longínqua e há muito esquecida, humilhando simultaneamente os seus milionários causadores. Mais, as pessoas de Bhopal ficaram agradecidas pela sua tentativa de responsabilizar as corporações responsáveis. Mais, nenhum dos seus actos foi punido judicialmente.



The Yes Men Fix The World (2009) narra este e outros feitos da dupla Bichlbaum/Bonanno, os mentores do movimento The Yes Men, um grupo de activistas políticos que semeiam o caos entre as grandes corporações Americanas com tácticas de guerrilha subversiva. O modus operandi consiste na criação de sites falsos semelhantes aos das corporações visadas e fazendo-se passar por porta-vozes, e esperar, quais pescadores pacientes, que os media os contactem e assim disseminar toda a espécie de boatos e assumindo medidas que não só prejudiquem as empresas como melhorem a qualidade de vida dos que por elas são oprimidos.

Um documentário simples, com apuradíssimo humor, com uma abordagem distinta da irritante manipulação de discursos de Michael Moore, The Yes Men Fix The World é um documento de guerrilha urbana moderna muito eficaz e inspirador. Vandalismo artístico!

E para mais informações sobre o movimento, consultem theyesmen.org. E se quiserem entrar na brincadeira, um guia cheio de dicas está aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário