29.6.10

CARCA E KAFA NO CINEMA: Inglorious Basterds

Carca e Kafa no Cinema seria uma rubrica nova aqui no blog que ficou pelo caminho. O objectivo da mesma seria desligar o cliente dos torrents, levantar o rabo da cadeira do computador e sentá-lo na cadeira do multiplex do centro comercial, apreciando o visionamento de películas no meio para o qual foram originalmente criadas, a tela branca do cinema. Acabou por não arrancar porque o autor deste blog e o participante especial não vivem na mesma localidade, e nos raros momentos em que vão estando juntos têm outras coisas para fazer sem ser ir ao cinema (nomeadamente beber cerveja e falar de gajas). Além disso, a minha parte já está escrita há nove meses, mas o Kafageste gosta mais de escrever sobre Tupperwares do que de filmes. Ainda assim, e com a distância de muitos meses, aqui fica:




CARCA E KAFA NO CINEMA, Sessão #1 (de 1): Inglorious Basterds (2009), de Quentin Tarantino





Num resumo muito breve do filme, sem querer estragar nada da história, estamos na Segunda Guerra Mundial, e um grupo de Soldados Americanos de origem Judaica infiltra-se na França ocupada pelos Nazis com o objectivo de matar o maior número possível de Alemães, retirar-lhes os escalpes e de alguma maneira ganhar a guerra. Ao mesmo tempo, uma Judia proprietária de um cinema Parisiense vê a sua sala envolvida na estreia do último filme de propaganda Nazi.








Aquilo que o Carca disse.











Eu gostei. Achei a cena inicial extremamente bem conseguida, sobretudo. Tenho um fraquinho por filmes de Cowboys e deliciei-me com o confronto entre o vilão Hanz Landa e o coitado do produtor de leite, clássico embate a trazer à lembrança os tempos em que Clint Eastwood interpretava o Cowboy sem nome.










Eu gostei mais ou menos.










Em relação aos Basterds em si, podiam ter tido um bocadinho mais de protagonismo, uma colecção tão grande e variada de cromos só tinha a ganhar com mais de luz sobre si. A minha opinião é que os Basterds propriamente ditos eram como o papão ou o velho do saco, assustam muito mas poucos são os que lhes metem a vista em cima (poucos, mas alguns, que eu uma vez vi mesmo o velho do saco na minha rua e pelei-me de medo! Só acredito em 3 coisas no mundo: Paz, família e o velho do saco)...








Eu cá acredito na resistência das Tupperwares e no poder curativo do Total Eclipse of the Heart, de Bonnie Tyler... Once Upon a Time, I Was Falling In Love, Now I'm OnlyFalling Apart...








O actor que gostei mais em todo o filme foi o galardoado Christoph Waltz (vencedor da Palma de Ouro) no papel de Hanz Landa, o super-mau que fala 12455 idiomas pelo filme fora e mostra como os Nazis estavam bem mais à frente em termos de detectives. Qual Sherlock Holmes, qual Dave Carusso! Também gostei muito do rapazinho do Goodbye Lenine que aqui faz de super-estrela dos filmes de propaganda Fascista. É giro, os únicos filmes que vi deste rapazito (este e o supracitado Goodbye Lenine) estão relacionados com Hitler, mesmo de formas completamente opostas.








Assim como Joaquim de Almeida só sabe fazer de Joaquim de Almeida a fazer de Sul-Americano, este rapazito só sabe fazer de Alemão. O facto de ser mesmo Alemão ajuda um bocado...









O que gostei menos foi o facto do Tarantino ser um bebé chorão. Às tantas, ouve-se pelo filme a frase "Nós, os Franceses, respeitamos os nossos realizadores". Quer com isto Tarantino dizer que na terra dele não é respeitado? Se deixar de apadrinhar todo o projecto mal-enjorcado que lhe aparece à frente (vide Ressaca Kosovar: Hellride) talvez recupere um pouco do respeito perdido...










O que eu gostei menos foi das cadeiras do Cinema que eram rijas como um pêro. E as pipocas estavam moles.










A menina mais jeitosa para mim era a Diane Kruger que fazia o papel da espia Bridget von Hammersmark. Tinha melhores pernas que a Judia, apesar de ser mutiladas lá para meio do filme (Spoiler alert! Spoiler alert! oops... Isto do spoiler alert deve ser posto antes do spoiler, não é?)











A banda sonora tem uma música fixe do David Bowie, mas de resto não é nada memorável, se comparada com as restantes dos filmes do Tarantino.








A minha opinião final é que se uma pessoa for preparada para ver um filme enorme (152 minutos) em que 85% da sua duração assenta em diálogos (geniais), sai da sala de cinema satisfeito. Quem for ver Inglorious Basterds à espera de tiros e pauladas, sai do cinema desiludido e terá de descarregar as suas frustrações num Transformers ou GI Joe ou numa porcaria desse estilo... Há violência da boa, há tiros, há paulada, mas a força deste filme não é essa.








A minha opinião é a mesma do Carca.












És muito preguiçoso para escrever, não és, pequenito?












Brok You Focker!

Sem comentários:

Enviar um comentário