22.11.10

Videojogos: Mega Drive Portátil

Como sempre fui uma pessoa de parcas posses, nunca fui capaz de acompanhar devidamente o avanço tecnológico em relação aos videojogos, pelo que acabei por investir o meu tempo em jogos mais antigos. A minha velhinha Mega Drive durou bem para lá da sua expectativa de vida, e hoje em dia as guerras Wii/PS3/X-Box passam-me bem ao lado, pois invisto o tempo destinado ao entretenimento electrónico em jogos retro. Assim sendo, foi com agrado que vi há não muito tempo no folheto promocional da E.Leclerc uma pequena consola que me deixou com a pulga atrás da orelha. A Mega Drive Portátil!



A consola é totalmente pirata (lançada pela empresa FIRECORE), e traz-nos quase sem mácula alguns dos clássicos da Sega, incluindo a opção de os jogar na televisão e, mediante a utilização de um comando USB, modo para 2 jogadores. O ecrã LCD de 2,8 polegadas, apesar de pequeno, tem uma resolução bonita. O som não é grande coisa, mas essa sempre foi uma das grandes falhas da Mega Drive em relação à sua principal concorrente Super Nintendo.

Dentro da Mega Drive Portátil temos os seguintes jogos:

- Alex Kidd
- Alien Storm
- Altered Beast
- Arrow Flash
- Columns 3
- Crack Down
- Decap Attack
- Dr Robotnick's Mean Bean Machine
- Ecco the Dolphin
- Ecco Jr
- Eswat
- Flicky
- Gain Ground
- Golden Axe
- Jewel Master
- Kid Chameleon
- Shadow Dancer
- Shinobi 3
- Sonic and Knuckles
- Sonic Spinball

Alguns destes jogos são clássicos, outros são menos bons. Na verdade, cerca de metade destes jogos não fizeram história, o que faz com que uma pessoa pense duas vezes antes de largar 50 € por esta pequena consola. Mas a Mega Drive Portátil esconde um trunfo para quem aprecia verdadeiramente a 16-bit da Sega: um leitor de cartões SD. Cartões esses que podem ser carregados com ficheiros *.bin. Que são os ficheiros utilizados na emulação de jogos de Mega Drive. Traduzindo, através de alguma marosca, a Mega Drive Portátil lê uma boa parte dos jogos criados originalmente para a Sega! Uma boa parte do que foi convertido para PC e que se encontra com relativa facilidade na Internet corre na Mega Drive Portátil! Perfeito!

Para os interessados, passarei a explicar a técnica. Atenção que a utilização de ROMS é ilegal caso não possuam o jogo original, só para que conste.

1º passo: Criar uma pasta intitulada GAME num cartão SD;
2º passo: Colocar os ficheiros previamente descarregados da Internet na pasta. Atenção que só ficheiros com a extensão *.bin funcionam, e visto que a maior parte dos ROMS vêm com a extensão *.smd, precisam de ser convertidos para a terminação correcta. Recomendo este conversor para a tarefa;
3º passo: Escolher a opção SD CARD na consola;
4º passo: Jogar.

Simples! Para os interessados na consola, a promoção termina em breve e decerto que a MD Portátil desaparecerá rapidamente dada a sua legalidade dúbia, pelo que há-que dar corda aos sapatinhos e agarrar uma destas pequenas maravilhas enquanto é tempo.

7 comentários:

  1. finalmente fazes serviço publico de grande utilidade o que eleva em muito o estatuto deste blog (se é que isso era possivel)

    ResponderEliminar
  2. e já estou a fazer uma escolha de roms que funcionam e que prestam para a consola. depois partilho.

    ResponderEliminar
  3. o som tem um certo atraso, em relação aos originais, não tem?

    ResponderEliminar
  4. tem, mas nota-se mais nuns jogos que noutros

    ResponderEliminar
  5. É verdade que não dá para gravar nos jogos?

    ResponderEliminar