3.11.10

The Walking Dead, Série 1, Episódio 1: Days Gone Bye

The Walking Dead estreou ontem na Fox Portugal. Aquando a sua estreia no Domingo passado no Estados Unidos, bateu todos os recordes de audiência, com mais de 8 milhões de pessoas sintonizadas! Impressionante, para uma série totalmente gore como esta, cheia de tripas, moscas, e sangue seco. Pessoalmente, tenho umas palvrinhas a dizer. Para quem ainda não viu o episódio em questão, este texto está forrado com SPOILERS. Cautela na leitura!





Sinopse: O primeiro episódio conta a história de Rick Grimmes, polícia de província, casado com Lori e com um filho, Carl. Rick, juntamente com o seu parceiro Shane, vê-se a braços com um tiroteio e é baleado. Enquanto recupera no Hospital do seu ferimento, entra em coma, acordando bastante tempo depois, sozinho. Nos corredores do Hospital existem cadáveres aparentemente devorados, e o pátio das instalações hospitalares está coberto de mortos, todos fuzilados. Vagueando pela cidade, Rick conhece Morgan e o seu filho Duane, que lhe contam o sucedido. Os falecidos já não ficam falecidos, e uma mordida de um morto-vivo é uma sentença de morte-vida (que palavra tão bonita). Ciente do perigo que corre, Rick decide ainda assim investigar a sua casa, chegando à conclusão de que a sua família deverá estar viva, pois tudo leva a crer que partiu levando pertences de valor sentimental como albuns de fotografias. Despedindo-se de Duane e Morgan, Rick parte para Atlanta à procura de Carl e Lori. Mas a cidade grande está morta e o episódio termina com um cliffhanger que, mesmo sabendo o que deverá acontecer a seguir, me deixou prontinho para ver logo o próximo episódio.

Diferenças em relação ao material-fonte: Muito ligeiras. Existe uma pequena cena que mostra o campo dos sobreviventes, chegando mesmo a mostrar o romance entre Lori e Shane. Essa cena serve para avançar mais rapidamente a narrativa. Pessoalmente, teria deixado esta surpresa para o episódio seguinte, mas compreendo que a história tenha de avançar de algum modo, uma vez que para já só temos mais 5 episódios pela frente. Surgiu também uma nova personagem, a mulher de Morgan, devidamente zombificada, que só vem dar carga emocional quando chega a altura de a abater, e que contribui para dar dimensão a uma personagem que, se a série for fiel aos livros, só voltará a surgir lá para a 5ªa ou 6ª série (esperando que dure até lá).

Opiniões: Gostei muito. Está totalmente fiel à Banda Desenhada, chegando ao pormenor ter ter zombies visualmente muito parecidos aos do livro. O desespero que se sente é palpável, e ainda a procissão vai no adro. Em termos de efeitos especiais, tudo está muito bem conseguido, e inclusivamente violentíssimo. Não é qualquer série que mostra uma criança de 10 anos a ser alvejada na testa, mas The Walking Dead claramente não é uma série qualquer. Interessante como as cenas de terror acontecem sempre em plena luz do dia. Tenho algumas dúvidas se o actor principal terá carisma suficiente para interpretar Rick Grimmes, mas vou-lhe dar o benefício da dúvida. Para já, irrita-me um pouco por ser muito parecido a um amigo meu que é cromo do futebol. Estou sempre à espera que algum zombie lhe passe a bola e o polícia comece a dar toques e a gabar-se de que é o melhor das Distritais.

Assim sendo, tal como aconteceu com a Banda Desenhada, estou agarrado. Todas as Terças-Feiras estreia um novo episódio na Fox (fortemente cortado para não ocupar muito espaço na programação, pelo que não será a melhor opção), e para os mais impacientes, a série sai aos Domingos nos Estados Unidos, com pessoas sem vida própria a legendarem os episódios 2 horas depois de surgirem nos torrents. Eu cá estarei para papar os episódios todos. We Are The Walking Dead.

5 comentários:

  1. curti muito desta seria eu nao sou muito fan de series televisivas mas esta sem duvida que me vai deixar especado em frente a televisao pois adorei


    ASS: xDaninhoSx

    ResponderEliminar
  2. so mais uma pergunta esta e uma serie que vai dar todas as terças? certo?


    ass: xDaninhoSx

    ResponderEliminar
  3. Sim sim, se não acontecerem falhas na programação os episódios vão estreando na Fox todas as terças até Dezembro. Para já é o que há.

    ResponderEliminar
  4. Tá muito bom, gostei especialmente do brutal aspecto dos zombiers.

    Abbraccio

    ResponderEliminar
  5. afinal sempre consegues ver isto em Itália, meu boi!

    ResponderEliminar