24.11.10

The Walking Dead, Série 1, Episódio 4: Vatos

Quarto episódio de The Walking Dead e as coisas aquecem ainda mais. Sai uma rodada de SPOILERS para a mesa 5!





Sinopse:Em Atlanta, Rick, Darryl, Glenn e T-Dog seguem o rasto de Merle, sem sucesso. Resolvem então recolher um saco de armas que Rick havia perdido na sua primeira visita à cidade. No entanto, o saco é também cobiçado por um gang de Hispânicos que não é bem aquilo que aparenta ser. Glenn acaba por ser raptado por este gang, e o grupo terá de se empenhar para reaver o seu amigo. Entretanto no acampamento de sobreviventes, Jim cava como se não houvesse amanhã, mostrando sinais de fragilidade emocional. A única solução que o grupo encontra para obrigá-lo parar é amarrá-lo a uma árvore. Mais tarde, uma horda de zombies invade o acampamento e faz um festim. Muitas pessoas são mordidas e assassinadas, incluindo algumas personagens-chave. Agora as campas feitas pelo Jim já dão jeito, não é, seus ingratos?

Diferenças em relação ao material-fonte: Os dois terços iniciais não têm absolutamente nada a ver com os livros. O grupo de Rick demora bastante mais tempo a encontrar mais sobreviventes, e um gang de Hispânicos nunca surgiu na história até à data. A sua inclusão foi muito bem conseguida, no entanto. O final do episódio, com algumas devidas diferenças, está fiel.

Na última vez que escrevi sobre TWD, referi que existiam personagens em falta, nomeadamente Carol e Sophia. Pelos vistos ando distraído, pois Sophia apareceu neste episódio e a sua mãe Carol já havia sido apresentada, apesar de visualmente diferente da sua congénere desenhada e com uma história ligeiramente diferente, pois o seu esposo encontra-se vivo na série. Em relação ao marido, Ed, calhou-lhe a honra dúbia de ser o primeiro do grupo de sobreviventes a ser devorado pelos zombies. Parabéns Ed!

Opiniões:Acho muito interessante que seja dado o devido protagonismo do episódio a Jim. Esta personagem não fez história na banda desenhada, e vê-la a florescer na televisão e a ganhar peso na trama é uma experiência interessante, mesmo que o seu destino breve seja a morte. De salientar que este foi o primeiro episódio escrito pelo autor da banda desenhada, Robert Kirkman, sendo esta uma excelente oportunidade para desenvolver melhor esta personagem que, segundo o próprio, tinha mais para dar antes de bater as botas.

O gang de Atlanta causa um desvio na missão de salvamento de Merle, que acaba por ser abandonada completamente. Sabemos que Merle amputou a sua mão e queimou a ferida, e que provavelmente até lhes roubou a carrinha, mas essa parte do enredo não é resolvida satisfatoriamente. No entanto, a inclusão do gang levou a uns desenvolvimentos engraçados na trama e adicionou profundidade ao cenário apocalíptico, pelo que não me posso queixar.

O final do episódio, previsível para leitores da banda desenhada, foi intenso e dramático como seria de esperar. Tal como nos livros, há sempre alguma calma antes da tempestade, e Vatos não foi excepção. Tivemos laços entre personagens a serem estreitados para logo de seguida serem arrancados à dentada por mortos-vivos. É um final forte, agressivo, visceral, que eleva a qualidade geral do episódio. Muito bom.

4 comentários:

  1. Aceitam-se apostas: para mim, Merle vai ser o “governador” de Woodbury...

    ResponderEliminar
  2. Tudo indica que sim, ainda para mais ficou sem uma mão, desculpa mais que plausível para andar por aí a cortar mãos às pessoas... Ficamos só com um problema: e a filha?

    ResponderEliminar
  3. a foto é do fantastico work de Greg Nicotero e equipe! espetacular.

    ResponderEliminar