28.8.09

5 clássicos de Portugalidade em Agosto

Agosto, ai meu lindo Agosto, são 11 meses por ti a sonhar, sol forte e areia quente, sardinha assada e vinho tinto, fonte de receitas para alguns e de férias para quase todos! Agosto, o mês em que a Portugalidade é sublimada, o Português típico só tem razões para sorrir, e o Português atípico razões para gozar! Agosto, o mês! Honremos a nossa Portugalidade, representada nestes cinco exemplos!

Emigrantes de La France!!!



Agosto, mês em que os emigrantes descem para Sud nas suas voitures em direcção ao Portugal, fazendo muitos quilómetros na autoroute sem sequer parar para faire le pipi. Antigamente eram todos da França, mas agora, tal como o Vison Americano (Mustela vison) que se evadiu das fábricas de casacos de peles em Itália e se tornou com todo o direito numa espécie invasora na Europa Continental, também o Emigrante Português invadiu o Luxemburgo, a Suíça, o Canadá, o Reino Unido, a Irlanda, a Alemanha, etcetera, etcetera...

Ao chegar ao Portugal, os emigrantes são brindados com...

Vendedores de Melancia à Borda da Estrada!!!



Outro clássico veraneio Lusitano, o vendedor de produtos hortícolas na berma da Nacional é um must-have para quem se passeia pelas estradas mais típicas de Portugal. Aqui, o emigrante pode adquirir um bem de primeiríssima necessidade, a melancia, complemento essencial para o kit-praia, onde também se incluem a já clássica geleira azul e o poderoso garrafão de vinho tinto.

E agora sim, está tudo pronto para se rumar ao destino final...

Praias atafulhadas de gente!!!



Praia em que se consiga ver um grão de areia no meio das toalhas não é praia! Para se ver areia ia-se para o deserto! E mesmo se a praia não estiver com gente até à borda, há-que colocar a toalha mesmo encostadinha à do vizinho do lado porque lá porque agora o areal não está cheio, não quer dizer que não possa vir a ficar de repente, e assim como assim já se está com o nariz enfiado em sovaco alheio. Chama-se a isto prevenção activa!

E à tardinha, quando a praia começa a ficar mais vazia, há-que rumar com a multidão para a próxima tarefa estival...

Comer e buer!!!



As leis são para serem cumpridas, e manda a lei que os restos do farnel que sobrou da praia sejam devorado à sombra. No entanto, a relevância da mesma sombra é nula. Parque de merendas? Aprovado! Pinhal? Se der para depois colocar o saco do lixo num ramo para depois alguém ir lá buscá-lo, pode ser! Estacionamento do LIDL? Excelente, vai-se logo buscar a comida à fonte! Passeios públicos? Desde que tenha uma grade de minis para me sentar, claro que sim! Rotundas? Obviamente, ainda para mais com tanta linda escultura que as adornam actualmente, é um desperdício de espaço verde não as usarmos para a tainada! Comer o comer e buer o buer é desporto nacional!

Mas, e a parte mais importante do mês de Agosto, aquilo que o define, que está omnipresente, nos carros dos emigrantes, nas bancas de melancia, nas praias, nos pique-niques, nas festas de aldeia, nos bares de strip e botecos de alterne, durante os fogos florestais, nos muzaks dos elevadores...

Música Pimba!!!



Vá, todumundo:

MEU QUERIDO MÊS DE AGOSTO
POR TI PASSO O ANO INTEIRO A SONHAR
TRAGO SORRISOS NO ROSTO
MEU QUERIDO MÊS DE AGOSTO
PORQUE SEI QUE VOU VOLTAAAAAAAR!!!

2 comentários:

  1. Vénia a esta importante compilação! Confesso que contribuo para esta portugalidade (com a quantidade de família da França que tenho, sou mesmo um grande contribuidor) à excepção da praia: a areia mete-se no meio dos dedos... Para mim, praia é nas dunas, de binóculos e sobretudo!

    ResponderEliminar
  2. Hehehehe! Todos nós nos inserimos nesta Portugalidade, meu amigo. Eu já tive familia nos EUA, e agora tenho amigos no Canadá e Holanda... Este post funciona mais como homenagem e menos como piada. Fica a dúvida: Qual a melhor praia para o mirone, São Pedro ou Vieira?

    Abraço!

    ResponderEliminar