12.8.09

Livros: Uma Pequena História do Mundo

Destaque para o ternurento livro Uma Pequena História do Mundo, de E. H. Gombrich, Austríaco por nascimento, Britânico por naturalização e cadáver por falecimento.



Uma Pequena História do Mundo consiste na narração factual e condensada da História do planeta Terra, desde a Pré-História até aos tempos modernos. Escrito a pensar num público infanto-juvenil, este livro consegue fugir a esses escalões etários, sendo uma leitura fresca e interessante para públicos de todas as idades. Sempre apresentando o ponto de vista do autor, para o bem (Uma Pequena História do Mundo chegou a ver a sua publicação suspensa pelos Nazis por o considerarem "demasiado pacifista") e para o mal (no capítulo final, escrito já posteriormente à edição original, o autor desculpabiliza-se por ter sido parcial em alguns capítulos, chegando mesmo a identificar os mesmos), por aqui aprendemos sobre a origem dos dias da semana, dos feitos de Alexandre, o Grande, da batalha de Maratona, da cavalaria, da Idade das Trevas e da luz que surgiu no Renascimento, até ficar tudo novamente escuro com o fumo das fábricas da Revolução Industrial, contrastando com o vermelho das guilhotinas da Revolução Francesa.


O que encanta neste livro é a capacidade de Gombrich para nos narrar os acontecimentos como um avôzinho conta uma estória de embalar aos netos, de forma divertida, descontraída, simples e acima de tudo, cativante! Para ser lido em voz alta às crianças da família!

1 comentário: