8.12.09

Videojogos: Monkey Island

Em 1990, a principal preocupação da criançada era saber quantos jogos cabiam numa disquete (de alta densidade, que de baixa era coisa de anos 80). A troca de software era tão comum e a informação sobre pirataria tão escassa, que um pré-adolescente como eu poderia pensar que os jogos de computador haviam sido criados para serem distribuídos de mão em mão (há tempos descobri num site de Abandonware Francês uma versão do clássico Civilization com Savegames meus e dos amigos do meu irmão). A minha percepção mudou quando vi à venda um jogo chamado The Secret of Monkey Island. Comprei-o mais por curiosidade de ter um jogo pelo qual tivesse pago dinheiro verdadeiro do que por outro motivo. Duas coisas saltaram logo à vista: Primeiro, este jogo ocupava duas disquetes (uau)! Segundo, isto não tinha nada a ver com o que eu considerava um jogo de computador a sério! Não tinha tiros nem espadas nem corridas. Tinha sim muita conversa e um sistema "recolhe o objecto X para colocar no local Y", e estava tudo em Inglês. Assim, como o acesso aos jogos de computador era escasso apesar do sistema de troca por troca implementado com bastante sucesso, não tive outro remédio senão dedicar-me àquele jogo com afinco. E agradeço ainda hoje por isso. Por ter aguçado o meu gosto pela aprendizagem de línguas estrangeiras, e pela experiência de viver em primeira mão o jogo mais imaginativo e divertido que alguma vez tive oportunidade de jogar. Passou a ser o meu jogo de computador preferido na altura, e olhando para trás, ainda mantém esse título com distinção.



O jogo narra a história de Guybrush Treepwood, que se desloca a Melée Island com o objectivo de se tornar num estimado pirata. Para atingir esse fim, terá de passar por 3 desafios com distinção: derrotar o mestre espadachim da ilha num duelo de insultos onde ganha quem tiver a língua mais afiada("- Lutas como um leiteiro! - Que apropriado, tu lutas como uma vaca") , descobrir um tesouro escondido (recompensa: T-Shirt 100% algodão com a inscrição "Eu descobri o tesouro de Melée Island") e roubar um ídolo de ouro da casa da Governadora. Só que o pequeno aspirante a pirata não contava que a governadora, Elaine Marley, fosse a pétala mais airosa das Caraíbas. Mais, além de se apaixonar perdidamente pela formosa governadora, Guybrush tem ainda que se defender dos ataques do terrível pirata fantasma LeChuck, pretendente ao coração de Marley que pega fogo às suas barbas como hobby.

Mais capítulos se seguiram. Monkey Island 2: Le Chuck's Revenge era enorme e insano, The Curse of Monkey Island era colorido e pela primeira vez as personagens tinham voz, Escape From Monkey Island passou a série para 3D, mas faltou-lhe um argumento ao nível dos jogos anteriores, levando ao adormecimento das aventuras de Guybrush Treepwood.

No entanto, em 2009, a franchise renasceu com novo vigor, desta feita em formato "episódio". Guybrush e companhia regressam com toda a força em Tales of Monkey Island!



Tales of Monkey Island é um jogo dividido numa série de 5 episódios, sendo que o episódio final, Rise of the Pirate God, sai hoje mesmo para o mercado. Nesta nova série, Guybrush consegue finalmente destruir a maldição que paira sobre o seu arqui-inimigo, o Pirata Zombie Fantasma Morto-Vivo LeChuck. O problema é que esse mesmo mal é libertado pelas Caraíbas, infectando a totalidade da população pirata da região. Acossado por uma caçadora de tesouros e por um médico Francês que acredita que a maldição de LeChuck esconde o segredo para a vida eterna, Guybrush procura a lendária La Esponja Grande, um objecto mitológico capaz de libertar a região de todo o Voodoo com as suas propriedades esfoliantes.

Tales of Monkey Island conta com o aval do criador da série Ron Gilbert, o que atesta a qualidade da série. Não será exagero dizer que esta nova série de aventuras é a melhor desde o jogo original. O humor está mais apurado que nunca, o argumento é forte, com novas personagens interessantes e antigas personagens frescas, e cada episódio termina com um cliffhanger que nos deixa a salivar pelo próximo. Jogar Tales of Monkey Island é quase como ver uma boa série de televisão. E, boas notícias, a segunda série já está na calha.

Mas enquanto isso não acontece, podem passar no site da Telltale Games e descarregar as Demos jogáveis (ou adquirir o jogo inteiro), clicando aqui.

Alegria das alegrias, o jogo original foi alvo de um remake. Para além de novo grafismo e motor de jogo, The Secret of Monkey Island conta agora com prestações vocais e uma banda sonora retocada. Excelente porta de entrada para novas gerações de jogadores. O site de Secret of Monkey Island: Special Edition está aqui. Inclui uma simulação da luta de insultos!

2 comentários:

  1. ó meu amigo.. vinde a meus braços!! E se tivesses jogado esta versão em espanhol como eu joguei, seria um fartote de rir "buenos dias calavera" ou "mientras tanto" foram expressões que nunca mais esqueci.
    Julgo ainda ter oas duas disquettes e a caixa e tudo. Vou averiguar..

    ResponderEliminar
  2. Que apropriado, pelas como una vaca?

    ResponderEliminar