11.1.10

Os meus discos preferidos da década 00-09: Introdução

Pumba, mais música!

Esta semana apresentarei à bruta a lista dos meus 100 discos preferidos editados entre 2000 e 2009. Porque a cada 10 anos é sempre altura de balanço e eu não vou ficar de fora da brincadeira! Em sei que já devia ter feito isto à mais tempo, mas perdi tanto tempo a deleitar-me com os discos que a coisa foi-se atrasando...

Fazem parte desta lista albuns dos quais gosto de pelo menos 90% das faixas, que ouvi repetidamente, e que recomendei a alguém vivamente a determinada altura da minha vida ou que me foram apresentados com carinho por pessoas por quem nutro estima. Deixo conscientemente de fora artistas dos quais gosto muito e que possuem faixas muito fortes mas cujos albuns editados nesta década não me deixaram memórias duradouras (Of Montreal, Elvis Perkins, Air, Au Revoir Simone, Lemonheads, Metric, tantos outros). Deixo também de fora discos que, embora tenha ouvido muitas vezes por minha iniciativa, escutei muitas mais vezes involuntariamente e hoje em dia causam-me urticaria. Se quiser ouvir Gotan Project basta-me ligar para o 118, e para ouvir Nouvelle Vague é só ir tomar um café a uma esplanada à beira-mar. Por razões de logística e porque tem de ser estabelecido algum critério, ficam de fora compilações, bandas sonoras com vários artistas, EPs e discos ao vivo. Outro critério, um disco por cada artista/banda.

Os discos serão apresentados por ordem cronológica de edição, quando possível, do mais antigo até ao mais recente. Cada disco terá uma pequena resenha na qual explicarei porque gosto do mesmo. Algumas resenhas serão recicladas de posts antigos deste blog, mas identificarei de qual post fiz o "copy-paste". Não serão muitos.

Vem aí um longa lista partida em quatro posts, com muitas palavras mas também com bonitas capas para distrair o olho do leitor preguiçoso. Serão 100 pequenas declarações de amor, 100 discos que mexeram e mexem ainda comigo, não serão perfeitos, não serão certamente consensuais (embora alguns sejam sensuais), mas são os meus discos favoritos editados nesta década que findou. Amanhã surgem os primeiros 25. Apareçam e tragam um lanchinho e uns headphones.

1 comentário: