28.6.10

Cinco canções preferidas dos Smashing Pumpkins

Porque acordei para aí virado, e porque me lembrei com alguma frustração do tempo em que os Smashing Pumpkins eram bons e como se desgraçaram todos para se tornarem num eco do que um dia foram, apresento as minhas 5 canções preferidas da banda de Billy Corgan, sem nenhuma ordem em especial:

Window Paine

Smashing Pumpkins dos primórdios, como se pode ver pela ausência de pose, pelo desprendimento no vestuário, pelo local do concerto. Música para fazer/adormecer bebés até entrar a distorção, e a partir daí vale tudo. As minhas preferidas desta gente são quase sempre as mais elaboradas.



Rocket

A guitarra, caraças, a guitarra! A partir dos 3 minutos então, abafa!



The Boy

James Iha podia ter cantado mais nos Pumpkins, mas contra o colossal ego de Billy Corgan ninguém se consegue impor. O seu album a solo era simpático, porém fraquinho, e hoje em dia o senhor toca numa banda com o vocalista dos Hanson e sim, é tão maus como soa. The Boy, lado B de 1979, é no entanto uma delícia. Nesse single há outra cantada por Iha, chamada Believe, que é também qualquer coisa de especial...



X.Y.U.

Foi esta performance em particular que me vendeu esta música. Tinha este concerto em VHS, que foi visto até à exaustão, um dos melhores da minha colecção entretanto desaparecida com o final da fita magnética. Os Pumpkins ainda todos juntos mais o teclista que veio a morrer de sobredosagem "medicinal", da era Melancholy. Actuação irrepreensível, improvisação na letra, feedback, dedicatória a Rudi Völler. Maneira perfeita de terminar um concerto.



We Only Come Out At Night

E, para baralhar um pouco as coisas, aqui ficam os Fanfarlo a fazerem uma excelente cover de uma das canções mais bonitas e subvalorizadas dos Pumpkins.

1 comentário: