17.11.08

5 cantigas deliciosamente kitsch

Não sendo propriamente um top, não havendo nenhuma ordem preferencial, aqui ficam cinco cantigas deliciosamente kitsch que deviam fazer parte do imaginário colectivo mas que infelizmente caíram na semi-obscuridade, com o mais alto patrocínio do Youtube.

Marisol - Corre Corre Caballito

Nos tempos de juventude do meu pai, há muitas primaveras atrás, haviam no país vizinho duas forças da natureza em tamanho condensado, verdadeiros fenómenos de popularidade Ibérica. Falo-vos de Marisol e Joselito, o pequeno rouxinol. Depois de dezenas de filmes e discos, os pequenos trovadores eclipsaram-se, devido a uma doença que aflige o mais comum dos mortais e à qual se dá o nome de crescimento. Soube-se que Joselito perdeu a voz e andou por aí perdido, chegando mesmo a tornar-se guerrilheiro na guerra de Angola. De Marisol nada sei. A não ser que tinha uma voz poderosíssima para o seu corpinho franzino de 8 anos.

Factor Nostálico: O meu pai lacrimeja sempre se que se lembra da Marisol.

Factor Kitsch: Neste video, Marisol incita a sua pileca a correr ameaçando rebentar-lhe os tímpanos com as suas cordas vocais. Uma ressalva para a natureza burguesa de Marisol. Dezenas de crianças correm atrás da charrete, mas Marisol só deixa partilhá-la com dois ou três. E todos os camponeses a cumprimentam, mas acham que Marisol se dá ao trabalho de retribuir? Nem pó. Ser-se a única loura em Espanha nos anos 50 dá nisto.



France Gall - Poupée de Cire, Poupée de Son

É um facto. Nos anos 60 já haviam mulheres lindíssimas que fingiam que cantavam mas que na verdade não tinham voz nenhuma. France Gall é uma delas. Na verdade, a minha preferida da colheita. No video abaixo, podemos ver a actuação da menina no festival da Eurovisão de 1965. Venceu representando o Luxemburgo, mas perdeu pela associação a Sèrge Gainsbourg. O senhor Gainsbourg era um Francês com cara de vaso de entulho, excelente escritor de canções e nascido com o condão de sacar todas as meninas com um palminho de cara da sua época. E depois metia-as a cantar as suas composições. Primeiro France Gall, depois Jane Birkin e Brigitte Bardot. France Gall teve sucesso com esta canção, mas depois viu a sua carreira ser arruinada por Gainsbourg, ao cantar uma outra cantiga sobre chupa-chupas que na verdade não era sobre chupa-chupas.

Factor nostálgico: Volta e meia aparece uma banda a fazer uma versão de Poupée de Cire, Poupée de Son. A última foi Arcade Fire.

Factor Kitsch: "Eu sou uma boneca de cera, uma boneca de serradura..." e era realmente uma bonequinha. A inocência do olhar de Gall contrasta com a malvadez da letra de Gainsbourg.



Baccara- Yes Sir I Can Boogie


De regresso a Espanha, mas flashforward para a década de 70, surgem as Baccara, com este infeccioso Yes Sir I Can Boogie, capitalizando a febre do Disco.

Factor Nostálgico: Citando Miguel Esteves Cardoso em Escrítica Pop, Yes Sir I Can Boogie é "(...) um dos épicos basilares do som de efeito vomitório."

Factor Kitsch: "Michter, Your eych are fúll óf echitachion... I'm a Chenchaichón!" O Sotaque Espanhol fica sempre bem quando cantado em Inglês.



The Shorts - Comment Ça Va

The Shorts eram Holandeses, cantavam em Holandês, e às vezes em Alemão. Não é de estranhar que o seu single de maior sucesso tenha sido Comment Ça Va. E mesmo assim, apenas o refrão era cantado em Francês. Depois os anos 80 terminaram e The Shorts ficaram The Bigs e hoje em dia devem estar The Fats and The Balds and The Erectile Disfunctionals.

Factor Nostálgico: Tenho este single em vinil!!!!!!!!

Factor Kitsch: Os fatos de treino! O orgão a fazer de acordeão! As cores! O refrão! Tudo!



Madi - Lição de Português

XVII festival da canção da RDP. Madi, um jovem artista vindo de um páis longuínquo, estabelece-se em Portugal e tenta construir uma carreira no mundo da música, com o apoio de António Sala. O auditório está ao rubro. Madi faz tudo o que pode e sabe. Dança, canta, grita, sorri, aponta o dedinho. O público rende-se a seus pés. Madi sente a sua carreira a disparar. Mas no entanto, a noite ainda reservava algumas surpresas. José Albano Salter Cid de Ferreira Alves arrebata o país com o seu "Um grande, grande Amor". Madi fica de rastos e acaba o certame em 3º lugar. Devastado, ainda tenta mais tarde uma carreira com Sérgio Wonder, o pequeno prodígio que em vez de cego era coxo, mas a sua carreira terminara naquela noite, aos pés de José Cid.

Factor Nostálgico: O Coliseu dos Recreios cheio como um ovo para o Festival da Canção. Irrepetível.

Factor Kitsch: O fatinho branco de Madi, o crescendo da música, os passinhos de dança, em especial o passo ao minuto 3:05, a letra e a simpatia do artista. Madi, filho, não venceste o festival da canção mas ganhaste um lugar no meu coração para todo o sempre! JÁ SEI QUE LOVE! TU ME ENSINASTE É AMAR, É ACARINHAR, CANTA COMIGO AMOR, LOVE! SE ME ENGANAR NAS SÍLABAS VAMOS RECOMEÇAR!

3 comentários:

  1. 1. A pequena marisol tem de facto uma voz poderosa, tão poderosa que nunca consigo ouvir a musica até ao fim. Gosto do vídeo. Deve ter sido uma mega-produção para a época. Pena é que o orçamento só tenha dado para comprar um pónei ranhoso. Bela musica irritante.

    2.A France Gall ( gaja francesa???) é realmente uma boneca e o filho da puta do Serge Gainsbourg que parecia uma bota velha era pedófilo. Caso existissem dúvidas aquela parte do vídeo com os bebes tirou-mas completamente.

    3. As Baccara são um velho amor dos meus tempos de estudante, e embora tenha tido um certo desprazer quando vi que uma delas parece um bacalhau seco(e que são espanholas!!! sempre pensei que eram orientais!!) é sempre com um sorriso nos lábios e com a cabeça a abanar que volto a ouvir, uma e outra vez, o "yes sir i can boogie"

    4. Foda-se!!! isto teve sucesso??? Se esses gajos tiveram sucesso é contratar o agente deles para primeiro-ministro de Portugal e estamos safos!! Jesus... e pensar que andou o Emanuel a estudar 10 anos no conservatório para fazer o "e nós pimba"... Tava tudo aqui!!

    5. O madi... Que pérola... Isto sim é o Portugal ultramarino. Portugal do tamanho do mundo. O Madi ficou em terceiro... Devia era ter ganho e hoje seriamos um império novamente, e lição de Português seria o novo hino nacional!! Viva o madi!! Viva Portugal!!! Se me enganar nas silabas, vamos recomeçar!!!!!

    ResponderEliminar
  2. As Baccara!! que som...
    sim senhores, sr carca. Bela pesquisa e exposição. Os fãns de holdies como eu agradecem!
    continuai o bom bloganso, blogalo, blogalinha.

    ResponderEliminar
  3. Everything you alwyas wanted to know about Marisol (but were afraid to ask…)


    Date of Birth: 4 February 1948, Málaga, Andalucía, Spain

    Birth Name: Josefa Flores González

    Nickname: Pepa, Teresita

    Spanish actress and singer. She was discovered by her future producer Manuel J. Goyanes in an exhibition of the "Coros y Danzas de Málaga" in TVE in 1959.

    Her debut in cinema was in 1960. She complemented her activity in cinema with records, recitals and TV-shows.

    Spouse:
    Antonio Gades(1982 - 1986) (divorced) 3 children

    Carlos J. Goyanes(1969 - 1972) (divorced)

    Trivia:

    Mother of María Esteve

    Has an older sister, Victoria (b. 1945), and a younger brother, Enrique (b. 1957).

    Has three daughters from her marriage to Antonio Gades - Maria, Tamara, and Celia.

    Fidel Castro was the best man at her wedding to Antonio Gades.

    Daughter Maria born on December 30, 1974 in Mar del Plata, Argentina.

    Daughter Tamara born on August 1, 1976 in Madrid, Spain.

    Daughter Celia born on May 30, 1981 in Madrid, Spain.

    In 1985, when she was still high in her career, she left everything, returned to her homeland, Malaga, and has lived as a housewife since then for her own choice. Has received many invitations to return, but has declined all of them, even simple interviews on TV.

    ResponderEliminar