25.3.09

Discos: Of Montreal - The Gay Parade

Os Of Montreal são uma prolifera banda não de Montreal, mas sim de Athens, Georgia. Editando em média um disco por ano, é fácil perder-se por entre um emaranhado de discos com nomes compridos e faixas com nomes estranhos (em The Early 4-Track Recordings, por exemplo, todas os títulos das músicas contam uma história sobre a banheira de Dustin Hoffman). Todos eles são competentes à sua maneira esquizofrénica, mas de entre todos os discos da carreira do Of Montreal, um deles brilha com uma força especial. A esse album, o terceiro, de 1999, foi atribuído o nome The Gay Parade.



Reza a história que Kevin Barnes, o porta-voz dos Of Montreal, estava muito triste à janela a observar o trânsito quando a sua fada Coquelicot apareceu e sugeriu que Kevin fugisse à melancolia através da imaginação. Kevin imaginou então que os automóveis na rua subitamente abrandavam e se transformavam em carros alegóricos. Depois, imaginou uma história para cada carro. Todos os carros eram tão bonitos e as histórias tão ricas que Kevin Barnes não cabia em si de contente. No final da parada, um cavalheiro de seu nome Lecithin Emulsifier ofereceu a Kevin uma dádiva maravilhosa: a capacidade de reviver aquele dia sempre que quisesse. Kevin fê-lo tantas vezes que passou a viver na Gay Parade para sempre. Mudou o seu nome para Claude Robert e, juntamente com a sua fada Coquelicot, fez da sua missão no mundo a propagação da gayziçe e da alegria contra o cinzentismo e monotonia da vida.

As letras são o pico da imaginação e ricas em personagens e pormenores. My Favourite Boxer versa sobre a fixação de Claude Robert sobre Hector Ormano, um famoso lutador de boxe que lhe atira pedras. Neat Little Domestic Life é uma descrição ternurenta sobre a vida de casal. Já na trauteável Advice From Divorced Gentleman To His Bachelor Friend Considering Marriage, pode-se ouvir "You should stay away from roses and be careful to avoid chocolate hearts. Keep distant from romantic notions because that's where love most often starts". A minha faixa preferida de todo o disco chama-se Nickee Coco and the Invisible Tree, uma divertida e comovente história meio cantada, meio falada, sobre uma menina que se perde numa árvore invisível e o esforço que toda a aldeia faz para reencontrá-la. Destaque para a preciosa ajuda da coruja e do tradutor de corujas.

Musicalmente, a vertente mais experimental dos Of Montreal dá lugar às convenções clássicas da Pop, com vozes melodiosas e refrões cantaroláveis. The Gay Parade tem sido por vezes comparado ao Sgt. Pepper dos Beatles, e, por muito herege que essa comparação seja, só atesta a qualidade deste disco em particular. É verdadeiramente grandioso. Estranho, pretensioso e difícil, mas deliciosamente pervertido e infantil. É uma utopia de cor e exaltação, psicadelismo e efervescência, algodão doce e cabedal. Deixem os preconceitos à porta e sigam a Gay Parade!

Site Oficial: www.ofmontreal.net

MP3: Nickee Coco and the invisible Tree
MP3: The Problem With April (uma sobra das sessões de The Gay Parade que ficou injustamente de fora do alinhamento)

Hello, my name is Claude Robert and I'd like to thank you for spending time with the Gay Parade. We hope you found it enjoyable and that we will see you again very soon, because we've grown quite fond of you and all agree that you make very pleasant company.

If you ever feel that in your life the moments of gaiety are too few, you can always come and visit us, now that you know the way. And perhaps someday you'll be able to stay with us forever inside the Gay Parade.

3 comentários:

  1. Grande artigo caro Sr. Muito bom.
    Agora permite-me que te diga: dois artigos seguidos com a palavra "gay" é.... descriminação, loll
    Vamo lá a postar qualquer coisinha com gajedo também para que possas agradar a todos eh eh eh.

    ResponderEliminar
  2. E ainda vem pelo menos mais um post mariquita amanhã

    ResponderEliminar
  3. we are so happy ...because...at last... we found youuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderEliminar