18.2.10

Videojogos: Space Channel 5

Hoje trago-vos um jogo que pouca gente teve oportunidade de experimentar, mas que me traz memórias deliciosas! Falo de Space Channel 5, conhecido entre os meus pares como CHU, de 2000!



Space Channel 5 CHU conta a história de Ulala, uma repórter intergaláctica enviada para investigar o estranho caso dos Aliens que raptam pessoas para as obrigar a dançar. Através de uma mecânica de jogo muito simples, Ulala terá de defrontar estes Aliens bailarinos em duelos de dança, resgatando os reféns com o poder do ritmo pélvico e da mini-saia de vinil.

Jogar CHU é das experiências mais básicas de jogabilidade. Os Aliens dão o mote, e nós temos de repetir os seus passos de dança dentro do ritmo. Se eles dançarem para a esquerda-direita-esquerda, nós temos que dançara para a esquerda-direita-esquerda. E se, a meio do jogo, surgir a oportunidade de disparar contra os aliens ou salvar os reféns, Ulala verbaliza o seu acto (esquerda-direita-esquerda-direita-CHU-CHU-CHU!). Lembram-se de jogar ao "Rei Manda" quando eram garotos? É igual, mas a dançar. Muito simples, visualmente apelativo, extremamente viciante!



CHU não era um jogo muito original. Antes dele existiu o muy bem sucedido PaRappa the Rapper, e depois dele veio o também feliz Samba de Amigo, que introduziu as maracas como periférico. Hoje em dia, jogos como CHU podem ser jogados na Internet e nos telemóveis, e tanto Guitar Hero como Dance Hero são formatos sofisticados do mesmo. Mor estes factores, e por muito colorido, simples e divertido que Space Channel 5 fosse (e era!), o que ainda hoje faz com que seja e que impede que este jogo caia no esquecimento é a sua genial banda sonora.



A banda de sonora de Space Channel 5 é uma bomba Funk/Acid Jazz/Brita! Construída à volta do tema Mexican Flyer de Ken Woodman & His Picadilly Brass, remete imediatamente para o estilo Retro-Futurista dos anos 60 (patente nos filmes do Austin Powers e, claro está, atribuindo essa estética ao jogo). Elaborada por gente Nipónica cujos nomes desconheço, a música do CHU é groovy, com um ritmo tresloucado, e dá vontade de abanar a anca, mesmo sem Aliens à volta para nos atrapalhar o ritmo. Possui alguns diálogos do jogo pelo meio, em Japonês, mas tirando esse pormenor, não existe aqui faixa fraca. A omnipresente Mexican Flyer é excelente, existindo até uma versão interessantíssima a capella.

O jogo poderá estar perdido para quase todos (ninguém tem Dreamcast hoje em dia e a sequela, que chegou a sair para Playstation 2, há muito que se encontra esgotada), mas a banda sonora continua poderosíssima e sobrevive a Space Channel 5! E eu até poderia dizer onde a poderiam descarregar *coff**Feicibuki**coff* mas não o vou fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário