13.4.09

Banda Desenhada: Bat-Manga!

Na década de 1960, a série Batman, com o insano Adam West no papel principal e Cesar Romero no papel do primeiro e único Joker com bigode, foi um sucesso planetário, contra todas as leis do bom senso. A bat-mania que se seguiu atingiu especialmente o Japão, de onde prontamente surgiu a adaptação ao formato manga, agora traduzida para Inglês e trazida para o Ocidente numa antologia de seu nome Bat-Manga!



Alegadamente, a manga de Batman era tão obscura que nem os responsáveis pela DC Comics sabiam da sua existência, tendo existido apenas durante um ano e nunca reeditada até agora. O que é compreensível. Bat-Manga! é uma mistura de estilos orientais e ocidentais de banda desenhada, uma técnica ainda por apurar nos anos 60. Os cenários Americanos têm resultados hilariantes quando adaptados à cultura Japonesa (e vice-versa). O lettering é muito básico, assim como a arte e o papel, embora de boa qualidade, imita claramente as folhas originais da manga, conhecidas por terem utilidade nula aquando numa situação de aperto no mato.

O que tem então Bat-Manga! de especial, poderá passar-vos pela cabeça? Simples. Bat-Manga! combina a loucura de Batman dos anos 60 com um estilo de banda desenhada conhecido por conter tentáculos violadores em 95% dos livros. Demente! E gigantesco, também! A antologia conta com 384 páginas plenas das aventuras mais clinicamente instáveis do nosso cavaleiro das trevas favorito! Batman contra Godzilla! Batman contra Go-Go, o mágico do circo! Batman contra o robot dos Power Rangers!



E o melhor disto tudo é que as histórias são mesmo divertidas e agradáveis! Mesmo que não o comprem, se passarem pelo Bat-Manga! numa livraria, desfolhem-no. E deixem-se envolver pela insanidade. Porque há mais, muito mais, dentro deste canhenho do que a imagem apresentada abaixo...

Sem comentários:

Enviar um comentário