22.4.09

Discos: Elizabeth Cotten - Freight Train and Other North Carolina Folk Songs and Tunes

Elizabeth Cotten nasceu em 1895. Desde tenra idade, começou a brincar com os instrumentos musicais de seu lar e aos 8 anos já sabia tocar banjo à sua maneira muito peculiar. De pouco lhe serviu esta habilidade, pois o inicio do século XX não era fácil para uma pobre negra de North Carolina. Cedo começou a trabalhar como doméstica, até ser descoberta pela família a quem limpava a casa, 25 anos depois da última vez que tocara numa guitarra e num banjo.

Cotten começou a actuar e a gravar as suas canções já bem depois dos 60 anos. Sendo canhota, Cotten aprendeu a tocar banjo com as cordas "ao contrário", ou seja, com o encordoamento para destro, utilizando o polegar para fazer as vezes dos outros dedos. Mais tarde, quando passou as suas composições para guitarra, inadvertidamente acabou por criar um novo estilo de tocar o instrumento. Inicialmente tentando tocar guitarra como se de um banjo se tratasse, Cotten desenvolveu um dedilhado muito próprio. De referir também que Elizabeth nunca afinava a guitarra, nem nunca aprendeu uma pauta, tocando de ouvido. Elizabeth não sabia sequer o nome das notas! E os seus acordes são quase surreais, pela ginástica de dedos envolvida.



Freight Train and Other North Carolina Folk Songs and Tunes
, o seu disco de estreia, é uma das poucas obras de Elizabeth Cotten existentes em cd, contendo alguns dos temas mais emblemáticos da sua carreira, como Freight Train (escrita aos 12 anos e tocada regularmente durante oito décadas!) e Going Down The Road Feeling Bad. É um disco de Blues crú, sem qualquer produção, só Cotten sentada na sua cama, dedilhando a sua guitarra, cantando pontualmente, uma avózinha a tocar só para nós. Uma óptima escuta para os fãs de guitarra acústica.

Elizabeth Cotten actuou até aos oitenta e muitos anos. Faleceu em 1987, com a bonita idade de 92 anos.

MP3: Oh Babe It Ain't No Lie

Sem comentários:

Enviar um comentário