3.4.09

Discos: Mirah - (a)spera

Mirah, respeitada e reverada artista judia de Philadelphia, dona de uma interessante carreira já com mais de 10 anos, edita em 2009 o seu mais recente registo.


(a)spera é apresentado como o quarto album de Mirah, apesar de na verdade ser o oitavo registo de originais, contando com as colaborações com a Black Cat Orchestra. E talvez por essa mesma razão, por ter passado os anos mais recentes em colaborações com outros artistas e com remisturas electrónicas dos seus temas mais antigos, transparece neste album um sentimento de alegria muito forte, do regresso ao seu habitat natural.

O que mais chama a atenção em (a)spera é a maturidade demonstrada nos arranjos das faixas, modestos mas seguros. Longe está já o gravador de 4 pistas dos primeiros registos, como se pode constatar na épica The Forest, uma das faixas mais fortes do disco, e na jazzística Gone Are The Days. Todos os discos de Mirah possuem um momento único, uma música que me leva invariavelmente a proferir a frase "Foda-se, esta gaja é demais". O momento FEGED de a(spera) é Country of the Future, uma misturada de sonoridades étnicas que passam pelo Country, Bossa-nova e musica dos Balcãs e que não tem nada a ver com o resto do disco, destacando-se por essa mesma razão. Aliás, (a)spera é mesmo isso, um monstruário da destreza musical de Mirah, o casamento feliz de sonoridades e melodias aparentemente adversas.

Afirmo categoricamente, com conhecimento de causa e sem qualquer tipo de reservas que (a)spera é o melhor disco alguma vez editado por Mirah Yom Tov Zeitlyn e recomendo-o vivamente. Um disco tão variado sonoramente terá com certeza algo a dizer a praticamente todo o amante de música. Pode ser encontrado nas lojas da especialidade, na categoria "Discaços do caraças".


Site oficial: A Mirah não tem site oficial mas está intimamente ligada à K Records.

MP3: Country of the Future

Sem comentários:

Enviar um comentário