20.12.08

30 discos preferidos de 2008 (05-01)

Porque me apetece que a ordem seja esta, aqui fica a lista dos meus 30 discos preferidos editados em 2008. A sexta e última parte vai do número 5 ao 1.


05: Cansei de Ser Sexy - Donkey



Reparo agora que nesta lista dos 25 discos preferidos existem muitos segundos albuns. É a prova de que o mito do "difícil segundo album" está a cair por terra. O novo dos Cansei de Ser Sexy é mais alegria em formato dançavel. Quem não abana a anca é coxo.

MP3: Let's Reggae All Night


04: Los Campesinos! - Hold On Now, Youngster



Eu gosto mesmo dos Los Campesinos! e a prova disso mesmo é este segundo lugar na minha lista. Para quem não conhece, está para aí um post escrito sobre este album no arquivo.

MP3: Sweet Dreams, Sweet Cheeks


03: Foge Foge Bandido - O Amor Dá-me Tesão/Não Fui Eu Que Estraguei



Manel Cruz volta às edições discográficas, e pela maneira mais grandiosa. Um livro com duas faces, dois discos, 40 faixas ao todo. Canções, esboços de canções, experimentalismo, barulho de fundo. A edição nacional mais bonita do ano e um motivo de orgulho para quem a possui. Para que conste: FFB 0291!

MP3: Um Tempo Sem Mentira


02: Sigur Rós - Með suð í eyrum við spilum endalaust



Pouco mais há a dizer sobre os Sigur Rós. Um disco espectacular, um concerto arrepiante no Campo Pequeno, um público rendido. Sigur Rós estão a viver uma boa fase e isso transparece no impronunciável Með suð í eyrum við spilum endalaust.

MP3: Inní mér syngur vitleysingur


01: Deolinda - Canção ao Lado



Pediu-me uma amiga estrangeira que lhe enviasse um disco que resumisse a essência de Portugal. Instintivamente e sem pensar muito no assunto, enviei-lhe Deolinda. Só por isso merece o primeiro lugar na lista dos meus discos favoritos deste ano. Mas Canção ao Lado faz por merecer este lugar, por ser tão forte e delicioso, bem cantado, bem tocado e bem escrito. Vivam os Deolinda! O peito que canta o Fado tem sempre dois corações!

MP3: O Fado não é mau

1 comentário:

  1. Ouvi há uns anos os EP's dos Los Campesinos! a teu conselho e eram porreirissimos, vou tratar de ouvir o album!

    Já agora, uma piquena chamada de atenção para uma menina sueca que tem umas músicas algo viciantes (o "Dance, Dance, Dance" não me sai na cabeça): Lykke Li.

    ResponderEliminar