22.12.08

Filmes: Christmas on Mars



Christmas on Mars é um projecto da banda The Flaming Lips, conhecida pelos seus espectaculares concertos e pela geral boa disposição transmitida nos seus discos. O filme, realizado pelo vocalista Wayne Coyne, retrata o primeiro Natal passado no planeta vermelho, agora colonizado pela raça humana. As coisas não estão nada fáceis na estação marciana, com a sua tripulação a sofrer de alucinações variadas devido à falta de oxigénio e as instalações a perderem perigosamente a sua integridade. No meio deste caos, aguarda-se o nascimento do primeiro bebé humano em Marte, e em sua homenagem, Major Syrtis (interpretado pelo multi-instrumentista Steven Drozd) tenta organizar uma festa de Natal, apesar do total desinteresse dos seus pares.

Christmas on Mars deixa transparecer que o orçamento foi bastante reduzido, e a maioria do elenco é notoriamente amador, o que só por si adiciona carácter ao projecto. O ambiente do filme anda algures entre o experimentalismo e a ficção científica dos anos 60. Até parece que os adereços foram retirados a um velho estúdio de filmes de série B. Filmado com uma 16mm durante um período de 4 anos, quase totalmente em preto e branco, com esporádicos lampejos de cores saturadas, os Flaming Lips transmitem os mesmos sentimentos tanto em formato visual como auditivo: a esperança em dias melhores, a alegria de viver e a aceitação da morte como sequência natural da vida.



O filme está disponível em DVD a partir do site oficial da banda. Uma edição especial bem catita contendo autocolantes, pacotes de pipocas, cromos como os da bola e uma T-Shirt simplesmente fantástica que me está a fazer pensar em gastar os 40 dólares pedidos. Há também nesse site um bonito jogo em flash alusivo ao filme.

Trailer:

Sem comentários:

Enviar um comentário