3.12.08

5 concertos em 2008

Ainda estamos a um mês de 2009, mas já dei por encerrada a minha temporada de concertos, e deixo aqui a lista dos cinco que mais me impressionaram, por ordem cronológica. As fotos que dizem "espanta-espíritos" foram roubadas descaradamente à Rita Carmo. Já que é para roubar, rouba-se a quem sabe. As outras foram encontradas pela internet fora. Alguém me quer oferecer uma máquina fotográfica pelo Natal?

18 de Janeiro: The Go! Team @ Lux




Alguns problemas iniciais com o som, mas de resto uma bomba de energia que deixou o público do Lux a suar as estopinhas. Grandes animais de palco todos eles, com destaque para a vocalista Ninja e para o gajo da harmónica que não parava um segundo. Pontos altos em Flashlight Fight, Panther Dash e Huddle Formation, que meteu toda a gente a cantar.


29 de Abril: José González @ Aula Magna



José González, Sueco de ascendência Argentina, quase esgotou a Aula Magna naquela noite Primaveril ainda bem fria. Ora completamente sozinho, ora acompanhado por um percussionista e uma vocalista, José encheu a sala com o poder hipnotizante da sua guitarra acústica, um deleite mesmo quando o artista a afinava entre canções. Destaque para a versão de Teardrop e para Abram, a abrir o encore.


10 de Julho: MGMT @ Optimus Alive 2008



Uma boa surpresa, estes MGMT, no palco secundário do Optimus Alive. Bons em palco, se bem que um bocado queimaditos na cabeça. Um deles passou uma boa parte do concerto a rabiscar no braço. Desconhecia esta banda, o que tornou este concerto ainda mais especial. Destaque para Time To Pretend, Pieces of What e para as unhas que uma Irlandesa insistia em cravar nos meus sovacos (repetidamente). Ainda hoje as sinto.

10 de Julho: Rage Against The Machine @ Optimus Alive 2008



Ver um concerto de Rage Against The Machine era um sonho de adolescência. O colectivo não desiludiu e encheu o recinto do Optimus Alive. O pó tornava a atmosfera irrespirável, tal era o alvoroço generalizado. Fiz um amigo no Mosh. Concerto à antiga! Destaque para Testify, Bulls on Parade e Bullet in The Head.

11 de Novembro: Sigur Rós @ Campo Pequeno



Tivesse eu visto apenas o concerto de Sigur Rós no Campo Pequeno em 2008 e ficava satisfeito. Quase duas horas de espectáculo, um aplauso ensurdecedor antes do encore, dois regressos ao palco para agradecer (que a ASAE do Campo Pequeno não deixa tocar depois da meia-noite, ouvia-se). Projecções voluntárias e involuntárias, confettis, alegria! Quem diz que a música dos Islandeses é deprimente simplesmente não os compreende. Foi pena que as meninas das cordas e os meninos dos sopros não tenham comparecido. E Jónsi tem mesmo um grande vozeirão! Corações ao alto com Ný Battery, Glósóli, Festival, All Alright. O concerto de 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário