1.12.08

Discos: Neutral Milk Hotel - In The Aeroplane Over The Sea

Jeff Mangum está vivo!!!!!


Recebi a notícia neste momento, e ainda estou a recompor-me do choque. Jeff Mangum está vivo, de saúde, não envelheceu um dia desde a sua última aparição e voltou aos concertos! Que grande presente de Natal antecipado!

Jeff Mangum é o mentor e principal impulsionador da banda Neutral Milk Hotel, banda formada como veículo de suporte para as canções do senhor. Formados em 1993, os NMH editaram dois discos na sua curta carreira, o experimental On Avery Island em 1996 e In The Aeroplane Over The Sea, em 1998, que teve sucesso limitado aquando a sua edição. E depois, sem avisar, sem se despedir dos seus colegas de banda, Mangum desapareceu. E as suas aparições passaram a ter uma conotação fantasmagórica, tantos eram os que teorizavam sobre a sua morte.

Até que, este ano, o colectivo Elephant 6 (do qual fazem parte Olivia Tremor Control e Of Montreal) criou uma mini-digressão. E, na primeira noite, no meio do caos e de um palco pejado de músicos, lá estava ele. Jeff Mangum, meio dissimulado, berrando ao microfone. Vivo.

O video abaixo chama-se Engine, a primeira música dos Neutral Milk Hotel interpretada por Mangum desde a sua última aparição pública, em 2001. A qualidade de imagem é muito escura, só ficando iluminada de vez em quando com os flashes das máquinas fotográficas, mas o som está perfeito. Engine é o lado B do single Holland, 1945.



Nos anos em que Jeff Mangum esteve desaparecido, In The Aeroplane Over The Sea cresceu. E cresceu. E continuou a crescer. E, 10 anos passados sobre a sua edição, ainda cresce e chega a novos ouvintes, tão fresco como em 1998.



In The Aeroplane Over The Sea é completamente lo-fi. A distorção de guitarras soa a uma fritadeira antiga. As músicas alternam entre baladas acústicas, músicas proto-punk carregadas de instrumentos e marchas fúnebres. Ouvem-se trompetes e serrotes musicais. E Jeff Mangum desafina. Bastante até. A sua voz chega mesmo a ser irritante à primeira audição. Mas, em termos de feeling, é difícil encontrar um disco mais puro que este. Triste e negro, mas que me inunda de felicidade e sentimento de satisfação desde os primeiros acordes de The King of Carrot Flowers, pt 1 até ao som que se ouve no final de Two-Headed Boy, pt 2, quando Jeff pousa a guitarra e parte.

Melódica e liricamente, este disco roça a perfeição. As músicas são cheias e ficam no ouvido, e Mangum estava verdadeiramente inspirado quando criou as composições que se colam umas às outras quase sem se notar. Todo o conceito de Aeroplane anda à volta da vida e morte de Anne Frank, a famosa menina judia que permaneceu escondida na Holanda durante dois anos até ser capturada pelos Nazis e mandada para o campo de concentração de Bergen-Belsen, onde viria a falecer duas semanas antes da chegada dos aliados. O seu diário constitui um dos livros mais lidos de sempre, e um dos melhores testemunhos dos horrores nazis.

Já comprei In The Aeroplane Over The Sea duas vezes, mas acabei por oferecer as minhas cópias a alguém que precisasse mais de descobrir esta banda. Ainda assim, tem lugar cativo no meu leitor de MP3, e escuto-o do principio ao fim muito regularmente. Poderei afirmar que é um dos discos da minha vida. Por ser perfeito e completo e genial e tocante. Descubram-no ou redescubram-no.

Site: www.neutralmilkhotel.net

MP3: In The Aeroplane Over The Sea

Um montão de MP3 ao vivo dos Neutral Milk Hotel e de Jeff Mangum a solo pode ser encontrado aqui, cortesia The Elephant Six Recording Company.

Sem comentários:

Enviar um comentário