9.4.09

Social Networking

(Este post é palavroso e foge um bocadinho ao que se costuma escrever por aqui. Falam-se de coisas pessoais. Se não vos apetecer não leiam.)

Há não muito tempo, um amigo meu de longa data telefonou-me, e enquanto falávamos dos episódios mais risíveis das nossas respectivas vidas amorosas, ele sugeriu que eu os colocasse aqui. Disse-lhe que não, que este blog não serviria para expor a minha vida pessoal, nunca o fiz nem nunca senti necessidade de o fazer. Quando a minha vida pessoal estiver demasiado complicada, paro com o Contraculturalmente e regresso juntamente com a bonança, aliás como o fiz durante pouco mais de um ano. Mas este caso em particular merece ser colocado aqui, até porque poderá servir de aviso a muito boa gente.

Há tempos, tive uma espécie de relacionamento afectivo com uma antiga paixão de outros tempos, entretanto mãe solteira. Durou o tempo que teve de durar e terminou amigavelmente, sem quezílias de parte a parte. Recentemente, essa mesma rapariga telefonou-me a comunicar que está novamente grávida. Ao que eu respondi "Fixe, parabéns! Quem é o pai?". Ela respondeu que era o pai da criança anterior. E eu disse "Porreiro, então voltaste para ele!", ao que ela respondeu que nunca o tinha deixado. Pelos vistos não era assim tão mãe solteira como eu pensava. Tudo bem, andou a fazer de mim parvo, não me chateio com isso e a questão nem é essa. A questão é que de repente entendi a razão pela qual recebi todas aquelas ameaças de morte através do Hi5.

E então eu coloquei a mim próprio a pergunta "para que é que eu preciso de um Hi5? Que vantagens trás para a minha vida o Social Networking? O que traz de bom e de mau ter informação pessoal afixada na internet? E porque é que as pessoas povoam as suas páginas com corzinhas e luzinhas e bolinhas e centenas de fotografias a fazer poses sensuais ou cómicas? Porque se metem tão a jeito para levar palmadinhas virtuais nas costas? Necessitamos assim tanto da aprovação dos outros?". Cheguei à única conclusão possível, não preciso daquilo para nada, e resolvi fazer o meu "suicídio social". Apaguei a página. Não pude deixar de sorrir enquanto o fiz. Subitamente vi-me envolvido por um sentimento de paz que me soube muito bem. Deixar de existir é bom.

A exposição pessoal através meu Hi5 servia para:

1 - Receber ameaças de morte de um gajo que nunca vi mais gordo;
2 - Bisbilhotar a vida de uma ex-namorada com a qual já nem sequer falo (e, sabendo que ela fazia o mesmo, apagar o meu Hi5 foi um favor que fiz aos dois);
3 - Albergar centenas de pessoas com quem no máximo troquei um "Olá", juntamente com dezenas de seres que nunca conheci nem nunca conhecerei pessoalmente.

Acontecia-me por vezes certas pessoas adicionarem-me ao Hi5 delas, para depois passarem por mim na rua, virarem a cara e não me dirigirem a palavra. Pessoas que, não sendo minhas amigas, achavam-se no direito de serem "amigas do Hi5" por reconhecerem a minha cara. Depreendo que o Hi5 é como as antigas cadernetas de cromos ou as colecções de Pokemons, onde o que interessa é ter mais e mais. O Hi5 é uma competição para ver quem tem mais "amigos", levando a que a meu ver a palavra perca parte do seu significado. Porque, no fundo, todo o Social Networking que precisamos encontra-se num terço das listas telefónicas dos nossos telemóveis.

Alguns amigos meus, também dissidentes do Hi5, falaram-me do Facebook. Diziam que o Facebook era diferente, que servia para juntar pessoas que já não se viam há muito tempo (aliás, era esse o objectivo inicial do Hi5), para colocá-los novamente em contacto uns com os outros. Lá acedi e registei-me no site. Reparei em três factores:

1 - O Facebook tem um aspecto menos pimba que o Hi5, de resto é basicamente o mesmo. Possui um chat incorporado na página, mas não funciona lá muito bem;
2 - Uma amiga minha do estrangeiro entrou em contacto comigo! Altamente! E estivemos a falar do que cada um de nós anda a fazer da vida! Que bom! E depois reparo que ela está online no meu MSN... Aliás, como tem estado desde há anos a fio, apesar de não conversarmos muito desde há uns tempos para cá... Porque estava ela a conversar publicamente comigo num site quando o podia fazer em privado pelo MSN? Para que as outras pessoas pudessem bisbilhotar a nossa conversa? Estranho;
3 - Entrei num site de jogos online onde estou registado. Estive um bocado por ali a brincar. Quando saí, fui ao Facebook e lá dizia "Carca has been playing on Kongregate". Senti a minha privacidade a deixar cair o sabonete durante um duche comunitário...

Portanto, o Facebook para mim também já foi à vida. Quanto à nova moda, o Twitter, subscrevo as opiniões expressas neste video abaixo:



Sinceramente, interessa a alguém saber que eu estou neste momento a comer um prato de Nestum com mel? E é tudo o que me apraz dizer sobre o Social Networking. Cuidadinho, meninos e meninas, toda a gente tem inimigos, mesmo sem o saber... E todos os nossos inimigos têm Hi5... Ou Facebook... Ou Orkut...

8 comentários:

  1. Foda-se Carca és o meu heroi! Beijinhos e abraços pa ti!
    Ps: a seguir vou apagar o meu hi5!

    ResponderEliminar
  2. Eh pá, nestum com mel é muito mau.
    Quanto a hi5 e facebook e afins... até agora não me trouxeram nada de mal, mas nada de bom também. Penso muitas vezes que não percebo para que é que tenho essas páginas, mas ainda não me apetece fazer o meu "suícidio social". Mas se sentisse necessidade, apagava todas essas páginas num segundo.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom!!!
    Acho que me deste coragem para fazer o que há muito venho pensando.
    A ver vamos se tenho realmente coragem de suicidar a minha Ana do Hi5 :)
    A tua Ana

    ResponderEliminar
  4. Quer dizer, pensei que este suicidio fosse uma coisa mais a sério...caso não saibas, basta voltares a entrar e pedires para ressuscitar e tudo volta a ser como era dantes :)
    Vou-me tornar num Hi5Anónima...eu hoje não vou ressuscitar, são só 24 horas!

    ResponderEliminar
  5. Pode falta o dinheiro e podem estar a falir jornais e revistas a eito,mas ,neste intervalo que vivemos, entre a papicrocracia que reinava antes da internet e a electrocracia que aí vem somos quase todos infomilionários.
    Temos tantas fontes e formas de comunicação e entretenimento à nossa mercê que cada um pode compilar um pacote multimédia feito à medida, que mais ninguém tem ou quer. Dantes ( os que podíamos), víamos e líamos mais ou menos as mesmas coisas. Havia 4 canais; 4 jornais; quatro paredes caídas e um cheirinho a alecrim. As conversas de dia seguinte eram conjugadas e previsiveis, regendo-se pelo duro código "ói Vizinha!".
    Eram os dias do " Vistes o?? Então não vi !". Eu estava a conversar mas o sub texto era claustrofóbico e aldeão: "que remédio....".
    E, nos dias maus, que raramente faltavam era cá uma festa uma coisa que se pudesse ver ou ler com agrado.
    Agora não. Entramos na época da pergunta contrária: do "Não Sabias?!". Todos os temos o nossso próprio (respiro fundo) portfólio lexico-audiovisual. Mas - Helas!! -, por muito que o queiramos vender aos nossos amigos (para podermos uma pequena ideia do que estão a falar), eles não compram, porque não abdicam dos portfolioszinhos deles. Abre "Não Viste? Nunca Ouviste? Não Sabias? Não Conheces? Não me Digas! Ah, tens de ler!! Eu vou-te Mandar! Vais Adorar!": é esta a nova banda sonora.
    Diga adeus ao diálogo e seja bem vindo aos monólogos do Futuro!!!!
    Fui eu que escrevi e o Miguel Esteves Cardoso copiou para o Público. O CABRÃO!!!

    ResponderEliminar
  6. Epá existem alguns pequenos, pequenííssimos (mesmo muito poucos, mas alguns)erros, no post anterior mas eu já fiz amêijoas hoje!!!!

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente apesar de ter contas no "olá cinco" e no "livro da face". Já estive várias vezes para apagar a conta do hi5, mas acabei por não o fazer, enquanto isso, vou deixando aquilo ao abandono. Quanto ao facebook, só tenho conta porque tudo começou com o convite de amigos da minha ERA ERASMUS na Alemanha e aí sim, reencontrei amigos com quem já não falava há muito e tinha perdido o contacto desde o regresso a Portugal. Por isso, guardei só o facebook só mesmo para esses contactos e nem fiz convites nenhuns para outros amigos meus, já que a grande maioria estava no "olá cinco". Contudo, parece que o mundo do facebook se expandiu e começo a receber convites dos amigos de cá, pronto, como sou boa pessoa aceitei :p. Para além disso, amigos vieram comentar-me tipo: "olha recebi um convite teu do facebook". "WTF???? Como assim? nunca enviei convites a ninguém!!!" Ora, já começava a ficar um bocadinho farta desta treta facebook plus hi5 que quase apaguei as duas continhas....mas um dia destes há-de ser. Para além disso, a página e informaçao do facebook baralham-me e viram-me os olhos do avesso, aparece-me tudo ao monte a relatar-me o que aquele e aqueloutro disseram e fizeram. Mas para que raio isso me interessa? Se eu quiser saber pergunto ou entao acedo à páginas dos respectivos, para que raio tem de aparecer isso na minha página? Que, aliás, só acedo quando recebo e-mails e fico um bocado com cara de parva quando me dizem que estiveram a jogar no mundo-do-não-sei-o-quê um jogo qq no facebook! Enfim...quanto ao Twitter só tenho a dizer: MAS QUE MERDING É ESSA? Só leio por todo o lado pessoal que twitta (o quer que isso seja). Não aderi e nem vou aderir! WTF!!!

    Enquanto isso...a lista dos contras do "olá cinco" e do "livro da face" vai crescendo dia para dia...por isso, esses meus private mundinhos têm os dias contados! Starting now... ;-)

    ResponderEliminar
  8. bem acho que estou de acordo contigo mas pelo hi5 ja conheci mt gente ja voltei a falar com mt gente que n falava pessoas que via na escola e que nunca falava com elas so olhares por hi5 deu para meter conversa e fazer dessas pessoas grandes amigas também conheci pessoas de outras partes do mundo e de Portugal todo das ilhas pessoas fantásticas amigos para a vida depois de ler isto também fiquei com ideias de apagar o meu hi5 mas acho que n vou fazer isso porque o hi5 e única maneira que tenho de ir falando com pessoas que n vejo todos os dias a única maneira que tenho de ver essas pessoas nem que seja só por fotos vou sim e apagar quem n conheço do meu hi5 e n aceitar nem comentar toda a gente...

    ResponderEliminar