8.6.09

Feira do Disquinho à Pala, dia sexto: b (fachada)

Artista: b (fachada)
País: Portugal
Site: Não tem. É forreta, tem myspace. Para que conste, www.myspace.com/bfachada
Album: Mini CD Produzido por Walter Benjamin (2008)
Destaque: Mimi (MP3)



Este gajo deve pensar que é o Prince português. Editou o primeiro EP como B, depois passou para os registos seguintes como b (fachada), e agora que editou o seu primeiro longa duração comercialmente (Um Fim-de-Semana no Pónei Dourado, um disco brilhante, editado pela FlorCaveira, a quem tiraria o meu chapéu se o usasse), assina como B FACHADA. Mas no myspace está b fachada, tudo com letra pequena. Em que ficamos afinal?

O que é certo é que um nome não interessa, mas sim o conteúdo. b (fachada) é um letrista inventivo e imaginativo, misturando neste trabalho partes líricas em Português e Inglês (interessante como conseguiu inserir versos dos clássico Let's Do It, Let's Fall in Love em A Primavera), e mesmo em Francês (vide Violência Doméstica). Toca Folk mais alegre que melancólica, e possui uns arranjos musicais muito interessantes (exemplo: Bicho). Em suma, este Mini CD é o aperitivo perfeito para o álbum que, volto a referir, está aí nas lojas e é mesmo, mesmo mesmo bom!

O disco encontra-se para escuta e download directo aqui. Foi editado pela Merzbau, uma netlabel responsável pela edição de projectos bem interessantes, mas que infelizmente já fechou as portas. Portanto, se querem este disco, assim como os EPs Até Tobosso e b (fachada) Sings The Lusitanian Blues, bem como dezenas de outros discos de artistas independentes, façam-no já, enquanto o site se mantém online. Porque, perdendo-se o site da Merzbau, perde-se também um episódio de grande valor na música Portuguesa. O que seria miserável.

Sem comentários:

Enviar um comentário