31.12.08

Discos: Lou Barlow - Emoh

Há discos que marcam uma época, e aos quais é doloroso regressar. No final de 2005 estava arrasado emocionalmente devido ao meu último desgosto amoroso (último mesmo, que desde então não tive mais nenhum). Nessa altura, ouvi Emoh, o primeiro disco a solo de Lou Barlow, até à exaustão. Depois enterrei-o juntamente com os meus sentimentos e nunca mais me lembrei dele.

Flashforward para o último dia de 2008. Troquei de emprego, a vida amorosa continua caótica como sempre, e mudei-me para a localidade onde nasci, a minha "casa". E, enquanto me preparo para ir trabalhar na véspera de passagem de ano e tento não me chatear muito com isso, resolvi desenterrar o Emoh. E, pelo nó na garganta que insiste em apertar-se, o disco de Lou Barlow não foi a única coisa que desenterrei.



O senhor Lou Barlow é uma figura importante do Rock Independente e do Lo-Fi que me é muito querida, pela sua carreira nos regressados Dinossaur Jr. e pelos seus esforços paralelos em Sebadoh, Sentridoh e The Folk Implosion. É também um escritor de canções compulsivo, fazendo-as natural e prolíficamente e lançando-as sem se preocupar se as suas composições chegam ao público alvo. Em Emoh, Barlow pega em algumas canções de Sentridoh e embrulha-as na estética sonora de The Folk Implosion, resultando num disco acústico na sua quase totalidade e muitíssimo bem produzido se tivermos em conta a habitual sub-produção dos seus trabalhos.

O album beneficia da voz harmoniosa de Barlow e da doçura da sua guitarra acústica para criar um uma manta molhada. Deveria transmitir calor e bem-estar, mas ao invés traz uma sensação de desconforto. Emoh é nostalgia e sentimento de perda. É a incessante procura de porto de abrigo. É dor, raiva e arrepios na espinha. É emoção fora de moda. E termina com uma balada sobre gatinhos para que tudo volte a fazer sentido e a valer a pena. Uma casa não é um lar, mas anda lá perto.

Site Oficial: www.loobiecore.com (com uma galeria dedicada inteiramente aos gatos dos seus fãs)

MP3: Holding Back The Year (Feliz 2015, pessoal!)
MP3: The Ballad of Daykitty

1 comentário:

  1. Eu até te perguntava se tinhas tido um bom Revelhão, mas caga lá nisso...
    Olha que isso de o teu último desgosto amoroso já datar de há 3 anos atrás é mais positivo que negativo, n'est-ce pas, mon chér?
    Quanto a teres regressado à santa terrinha, isso é que já é mais chato: pelo menos para mim seria trágico regressar a Pénix. Espero não ter que voltar tão cedo e este é um desejo de ano novo todos os anos desde já há muito tempo!
    Mas olha, para ver se animas toma lá as previsões do bruxedo para o teu signo em 2009:

    LEO:
    "Your heart is in the right place, and you are likely to accomplish all that you set out to do this year. You're developing excellent skills in your own personal transformation process, and you are ready to make the conscious decision to be the best you can be. You feel secure, and the beauty of who you are shines through easily and effortlessly.

    Energetically, you are uplifted when you choose to be in a relationship and master the art of accepting someone as they are. In the springtime, your focus may shift to marriage as many blessings come your way, giving you opportunities to experience conscious acts of sharing, cooperation and honor. Things may seem to move fast, but if you go with the flow, you'll gain confidence in your progress."

    Como vês, temos casório para ti na Primavera. LOL! :-)
    Espero que, ainda que de longe, te tenha feito esboçar um sorrisinho ao menos.
    Beijinhos e bom 2009*

    ResponderEliminar